11 de Outubro de 2012
Esta mídia não está disponível no formato suportado pelo seu dispositivo ou seu navegador não possui flash player instalado.
A partir desta terça-feira (16/10/12), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais reabre para visitação o painel de azulejos "Da Descoberta do Brasil ao Ciclo Mineiro do Café", da artista mineira Yara Tupynambá. Este é um dos destaques do Legislativo para a semana de 15 a 19 de outubro de 2012, que também inclui um evento da Campanha Assine + Saúde, em Patos de Minas (Alto Paranaíba), e uma Reunião Especial em homenagem à Imprensa Oficial.
A solenidade que marca o fim dos trabalhos de transposição da obra de Yara Tupynambá (veja fotos) acontece na próxima terça-feira (16/10/12), às 19h30, na Galeria de Arte do Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema. O presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e a autora do trabalho estarão presentes no evento. “A preservação do patrimônio é fundamental numa sociedade em constante processo de desenvolvimento e de mudanças, mas que também guarda informações, reais ou simbólicas, que registram nossas ideias e costumes, dando forma à nossa cultura”, ressalta Dinis Pinheiro.
Tombada como patrimônio histórico de Belo Horizonte, a obra, de 1973, estava afixada no segundo andar do Palácio da Inconfidência, dividida em dois murais. Após a transposição, eles foram consolidados na Galeria de Arte em uma só sequência, totalizando 17 metros de comprimento e 2,48 metros de altura. Os 872 azulejos retratam a chegada das caravelas ao Brasil, as cidades históricas mineiras, os ciclos do ouro e do café e a Inconfidência Mineira, entre outras passagens.
Assine + Saúde – Na quinta-feira (18), a Comissão de Saúde vai a Patos de Minas (Alto Paranaíba) para dar continuidade aos trabalhos da Campanha Assine + Saúde. A reunião, requerida pelo deputado Hely Tarqüínio (PV), será às 10 horas, na Câmara Municipal (Rua José de Santana, 506 – Centro).
O movimento pretende coletar 1,5 milhão de assinaturas, em pelo menos cinco Estados, para apresentação de um projeto de iniciativa popular que determina o investimento de 10% da receita corrente bruta da União em saúde pública. A mobilização começou após a regulamentação da Emenda Constitucional 29, de 2000, por meio da Lei Complementar 141, de 2012. Ela obriga Estados e municípios a investirem, respectivamente, 12% e 15% de suas receitas na área da saúde. O texto original previa ainda que a União deveria investir 10% de seus recursos, mas esse dispositivo foi vetado pela presidente Dilma Rousseff.
Além da mobilização feita na Capital, a ALMG já coletou assinaturas em Poços de Caldas (Sul de Minas), Uberaba e Uberlândia (Triângulo), Montes Claros (Norte), Itaúna (Centro-Oeste), Governador Valadares (Rio Doce), Juiz de Fora (Zona da Mata), Conselheiro Lafaiete (Região Central) e Araxá (Alto Paranaíba).
Reunião Especial – Ainda na quinta-feira (18), a Assembleia realizará uma Reunião Especial para homenagear a Imprensa Oficial de Minas Gerais, que completa 120 anos. O evento será às 20 horas, no Plenário, a requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). O diretor-geral da autarquia, Eugênio Ferraz, receberá a placa de homenagem, e o coral da instituição se apresentará sob a regência da maestrina Vivian Assis.
A Imprensa Oficial é a responsável pela publicação do diário oficial Minas Gerais, no qual a Assembleia também divulga notícias de suas atividades institucionais. Produz, ainda, impressos, documentos técnicos e publicações em geral para órgãos e entidades do Governo do Estado e para terceiros.
Fonte: AL/MG