Últimas Notícias

Órgãos estaduais deverão transmitir licitações pela internet

16 de Outubro de 2012

Esta mídia não está disponível no formato suportado pelo seu dispositivo ou seu navegador não possui flash player instalado.

Baixe o Adobe Flash player

Todo processo licitatório realizado pelos órgãos estaduais deverá ser gravado em aúdio e vídeo para transmissão na internet. Este é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 3.393/12, que começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta terça-feira (16/10/12), o relator, deputado André Quintão (PT), deu parecer pela constitucionalidade ao projeto, acrescido de duas emendas que apresentou.

A emenda nº 1 retira do artigo 1º do projeto original a menção de que a transmissão será feita no Portal da Transparência do Estado de Minas Gerais. Mantém a transmissão do processo pela internet, mas sem definir em que site. Segundo o relator, a obrigatoriedade de divulgação em site do Poder Executivo fere a autonomia dos demais Poderes, que têm a competência administrativa de optar pela divulgação em seus próprios sites.

A emenda n² 2 estipula o prazo de 180 dias para o cumprimento da lei. O projeto original, de autoria da deputada Ana Maria Resende (PSDB), prevê aplicação imediata após a publicação da norma. O parecer aponta a necessidade de um prazo razoável para que os órgãos públicos possam implantar o sistema e os equipamentos técnicos indispensáveis à gravação e à transmissão das sessões na internet.

Conforme o projeto original, a gravação e transmissão abrange as licitações dos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta. O artigo 2º especifica que a gravação abrangerá os procedimentos de abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, de verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e de julgamento e classificação das propostas de acordo com os critérios de avaliação constantes do edital.

Ficam excluídos da obrigatoriedade os processos realizados por meio de pregões eletrônicos na internet. A gravação em áudio e vídeo do processo licitatório será arquivada, conforme exposto no artigo 3°.

Segundo a autora do projeto, o objetivo é que a sociedade possa acompanhar em tempo real a tramitação dos processos licitatórios, verificando, também em tempo real, o cumprimento da Lei Federal das Licitações (Lei 8.666, de 1993). A matéria deve receber ainda o parecer de 1º turno da Comissão de Administração Pública.

Consulte o resultado da reunião.

Fonte: AL/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Órgãos estaduais deverão transmitir licitações pela internet. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/orgaos-estaduais-deverao-transmitir-licitacoes-pela-internet/ Acesso em: 05 jul. 2025