27 | 09 | 2012
OAB-ES participa de debate sobre a violência e o extermínio de jovens
O Espírito Santo é o segundo estado com maior taxa de homicídio de crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo o Mapa da Violência 2012. A maioria das mortes é de jovens negros que moram nas periferias das cidades. Essa situação da violência contra juventude no Estado foi debatida durante uma sessão especial na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (26).
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES) se manifestou por meio da Comissão de Igualdade Racial, presidida por José Roberto Andrade. De acordo com ele, é necessária a criação de políticas públicas em nível estadual e municipal, para tentar reverter esse quadro.
“O que se constatou durante a sessão é que apesar dos esforços, ainda há uma carência imensa de políticas públicas. Acesso ao primeiro emprego por exemplo é uma das deficiências”, afirma José Roberto Andrade.
Segundo dados do Ministério da Saúde a morte de jovens negros no Brasil cresceu de 14.055, em 2000, para 19.255, em 2010. A sessão de hoje fez parte da 1ª Semana Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, realizada para discutir estratégias para combater esses números.
Fonte: OAB/ES
