Uma apresentação musical produzida por alguns estudantes de escolas estaduais marcou o lançamento oficial do Movimento Paraná Sem Corrupção das Promotorias de Justiça de Paranavaí, na região noroeste do Paraná. O evento foi realizado na Casa de Cultura do município.
Estiveram presentes promotores de Justiça da comarca, representantes da Igreja Católica, da administração municipal, do Exército, do Núcleo Regional de Educação (NRE), de grêmios estudantis, representantes locais da RPC TV – unidade do Grupo Paranaense de Comunicação, que apoia o Movimento -, e professores da rede pública de ensino, vinculados ao NRE do município. Durante o evento, a RPC TV, por sua afiliada local, comprometeu-se a divulgar, durante a programação as ações da campanha.
O promotor de Justiça Bruno Vagaes falou aos presentes sobre a finalidade da campanha contra a corrupção. "A idéia central da campanha se orienta a partir da necessidade de se difundir, principalmente entre a população jovem, os valores de honestidade que devem fazer parte de nossas relações, tanto com o público quanto com o privado. A história recente nos mostra que o combate aos desvios de conduta já ocorridos – via ações de improbidade – apesar de exitoso, é insuficiente para que o grau de corrupção diminua. Educar desde cedo é preciso, por isso pedimos a todos os presentes que apresentassem idéias e projetos para contribuir com as ações de conscientização", explicou o promotor.
Um representante do Exército foi chamado para falar sobre o exercício da cidadania como uma das formas de combate à corrupção e o bispo da diocese de Paranavaí, Dom Geremias Steinmetz destacou o papel da Igreja em contribuir com o tema, argumentando que os setores religiosos podem, atualmente, participar livremente de questões envolvendo o Estado e sua correta administração.
Entre as atividades previstas para os próximos dias estão reuniões na sede do NRE, para definir as futuras ações do programa. Inicialmente, o Movimento terá como objetivo a conscientização dos estudantes que irão votar pela primeira vez nas eleições municipais deste ano, sobre a importância do voto consciente.
Confira abaixo as imagens do lançamento


Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4439
Fonte: Site MP/PR
