PGE/RS

PGE participa do projeto Conhecendo a Indústria

A PGE participou, a convite da FIERGS, no último dia 30 de agosto, do projeto Conhecendo a Indústria, que tem como finalidade apresentar a realidade do setor fabril gaúcho a integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público. Os Procuradores do Estado Dra. Anastázia Nicolini Cordella, da Procuradoria do Domínio Público Estadual, e Dr. Marlon Brum, da 8ª Procuradoria Regional, com sede em Novo Hamburgo, representaram a PGE na atividade.

Na ocasião, depois de rápida apresentação dos convidados, entre os quais representantes do Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, do Judiciário Estadual e Federal, representantes de outras Federações e empresários, o grupo viajou a Dois Irmãos e Estância Velha, onde teve a oportunidade de conhecer as rotinas e práticas do setor industrial.

O depoimento da Dra. Anastázia bem sintetiza a experiência vivida pelos participantes do projeto:

“Fiquei bastante impressionada, seja com o desenvolvimento tecnológico das empresas gaúchas, a preocupação com a governança, para que não se esgote na unidade familiar, dando continuidade à visão empresarial, seja com o desenvolvimento humano, a responsabilidade social e ecológica constatada.

A primeira visita foi ao grupo Herval, na qual fomos recepcionados pelo Diretor-Presidente (filho de um dos fundadores e um dos principais acionistas) que, pessoalmente, nos conduziu pelas dependências da fábrica, demonstrando desde a fabricação da espuma, as máquinas, os componentes, o processamento, os produtos finais comercializados, até a separação e aproveitamento das sobras (tiras, retalhos), acarretando um ótimo aproveitamento.

Também foi demonstrado o tratamento de efluentes, decorrentes da mais variada utilização de produtos químicos, demonstrando a preocupação ecológica da empresa. Almoçamos no refeitório dessa Empresa e, após palestra, que foi uma verdadeira conversa agradável com o Diretor, que nos contou como a empresa, que originalmente era uma simples serraria, foi ingressando em negócios diferentes, visitamos o show room de móveis e móveis planejados.

Apenas para dar uma dimensão, o Grupo Herval hoje representa a Apple no Brasil e segmento da HP. A única queixa repetida pelo Diretor foi a falta de mão-de-obra qualificada, narrando que a empresa tem 150 vagas não preenchidas desde o começo do ano.

Visitamos depois a fábrica de calçados WIRTH, também recepcionados pelo Diretor (e um dos proprietários da empresa), que produz várias marcas nacionais e internacionais de calçados.
Demonstrou-nos a fábrica de amostras, que são produzidas para os clientes avaliarem os pedidos; e o processo de fabricação de calçados em série, demonstrando cada etapa, desde o aproveitamento do couro, até o controle de qualidade do produto final.

Por último, visitamos estabelecimento do SENAI em Estância Velha, que é uma escola curtume, que admite alunos para aprender o processo do curtimento do couro. A Coordenadora veio nos receber e, em grupos, foi explanado todo o processamento, a forma de ensino e treinamento dos alunos-aprendizes, bem como a inclusão de portadores de necessidades especiais.

Dá um certo orgulho de ser gaúcha, conhecendo esse trabalho do nosso empresariado. Passa-se a ver com maior sensibilidade o que pode ser feito por empresas que têm metas de desenvolvimento com responsabilidade”.

Fonte: PGE/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. PGE participa do projeto Conhecendo a Indústria. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/pgers/pge-participa-do-projeto-conhecendo-a-industria/ Acesso em: 04 out. 2025