MP/SC

Troféu Responsabilidade Social: a conquista da Pré-Vale


Esta é a última semana das inscrições para a Certificação de Responsabilidade Social e Troféu Responsabilidade Social ? Destaque SC 2012, que permanecem abertas só até o dia 31. De segunda a sexta-feira, a Agência AL mostra as atividades dos principais ganhadores da primeira edição do prêmio, em 2011. As reportagens são da jornalista Lisandrea Costa.

Pré-Vale mostra que acolher sugestões melhora a produtividade e motiva a equipe

A Pré-vale Pré-moldados de Concreto Ltda valoriza boas ideias. Esse foi um dos motivos que tornou a empresa vencedora do Troféu Responsabilidade Social ? Destaque SC na categoria média empresa do segmento indústria. A premiação foi concedida pela Assembleia Legislativa, no mês de novembro, como reconhecimento à atuação socialmente responsável da indústria. Os projetos ?Funcionário Cidadão? e ?Abril, Mês das Ideias” são os principais destaques do Balanço Social da empresa.

Localizada na cidade de Ibirama, a Pré-vale atua há dez anos no segmento de construção civil. Produz estruturas pré-moldadas para construções industriais (prédios e galpões), tubos e postes para eletrificação. A empresa conta com 230 funcionários e produz 1.800 m³ de produtos acabados, quantidade equivalente a 180 carretas/mês.

Pelo menos 0,5% do total de horas trabalhadas devem ser investidos em atividades de qualificação e treinamento. Essa é a política interna de valorização e aperfeiçoamento dos colaboradores adotada pela Pré-Vale. No ano passado, a empresa atingiu 0,67% do total de horas em atividades como palestras, treinamentos, participação em feiras e eventos.

A política de valorização do funcionário pressupõe estar aberto a sugestões e contribuições da equipe. A simples prática de acolher as ideias dos colaboradores revelou-se produtiva para a empresa e motivadora para o quadro funcional. ?As sugestões de quem está envolvido no processo produtivo contribuem muito com o dia a dia da empresa?, destaca o presidente, Gilmar Jaeger. No calendário corporativo foi instituído o mês de abril para o recebimento das contribuições da equipe.

Chamado de ?Abril, Mês das Ideias?, o projeto disponibiliza uma urna na qual os colaboradores podem depositar ideias e sugestões de melhorias, que em seguida são analisadas por um comitê. As cinco melhores ideias são premiadas com medalha na festa do dia 1º de maio, dia do trabalhador e data do aniversário institucional. ?Em 2011 recebemos 110 ideias e implantamos 14 como prioridade?, informa Jaeger.

Uma das ideias premiadas partiu do funcionário Valdir Lorenzo, 47 anos, desmoldador. Ele sugeriu a eliminação do isopor do processo de produção de consoles, que são os pontos de encaixe ou apoio nas peças pré-moldadas. ?Sugeri trocar o isopor por blocos de plástico que podem ser reutilizados e vão facilitar a limpeza da fábrica, pois o isopor é muito leve e se espalha?, conta. A contribuição do funcionário vai ajudar a eliminar um custo e a resolver um problema ambiental ? o isopor rejeitado pela produção gerava o volume de um caminhão a cada dez dias. Como esse resíduo não é reciclável, a empresa pagava para destiná-lo ao aterro industrial de Blumenau.

Outra ideia vencedora em 2011 foi sugerida pelo gerente de produção Daniel Helfenstein, 29. Ele propôs a criação de um programa de análise pós-ocupação, que consiste em uma visita ao cliente, após cinco anos da construção, para avaliar a estrutura e verificar o estado de conservação. ?Com essa vistoria, podemos sugerir melhorias para aumentar a durabilidade da construção, pois temos responsabilidade civil e devemos garantir a qualidade?, explica Helfenstein. Desde agosto de 2011, quando a sugestão foi implantada, já foram vistoriadas 90 obras. Os clientes gostaram de receber esse suporte e algumas visitas já renderam até mesmo novas vendas para a empresa, informa o gerente.

Produtividade e cidadania

O projeto ?Funcionário Cidadão?, instituído pela Pré-Vale em 2010, funciona ao mesmo tempo como estímulo à produtividade e como exercício de liderança e cidadania. Os ganhos de produtividade, que são as sobras da hora-padrão de produção, são mensurados pela empresa e transformados em recurso financeiro para investimento em projetos sociais. Os projetos devem beneficiar entidades com atuação na comunidade em que o colaborador está inserido. ?As ações são apresentadas e defendidas pelos próprios colaboradores. Os dois projetos mais votados são escolhidos e recebem o benefício financeiro?, explica Gilmar Jaeger.

A escolha do melhor projeto gera um clima de campanha eleitoral dentro da empresa e estimula o desenvolvimento de aptidões como a liderança, na opinião do presidente. Em contrapartida, a equipe se esforça para que o saldo de horas seja positivo, o que garante o desempenho produtivo da planta industrial.

Em 2010, o operador de empilhadeira Walter José Schmitz, 44, viu nesse projeto uma oportunidade para o Centro de Educação Infantil ? CEI Moisés Amaral. Ele era o presidente da Associação de Pais e Professores (APP) e buscava recursos para equipar o parquinho da instituição. O projeto foi apresentado e amplamente defendido dentro da empresa, tornando-se o mais votado daquele ano.

A diretora do CEI Moisés Amaral, Cirlene Krieser Zandonai, conta que as professoras mandaram bilhetes pelas crianças, solicitando que os pais votassem no projeto que beneficiaria a instituição. ?Todos se mobilizaram porque o nosso parquinho tinha apenas cinco brinquedos para cerca de 100 crianças. Elas brigavam e corriam muito. A chegada dos novos brinquedos deu mais opções de interação e diversão, que são essenciais para o desenvolvimento das habilidades da criança?, relata.

Schmitz afirma que ficou muito orgulhoso com o resultado. Em 2011, ele decidiu fazer outra campanha, e novamente conquistou o primeiro lugar. Dessa vez, defendeu melhorias de infraestrutura na cozinha do salão comunitário da Capela São Miguel. A estrutura é utilizada para festas e eventos da comunidade, por isso a iniciativa uniu os funcionários. A Pré-Vale investiu R$ 5 mil no projeto premiado em primeiro lugar e R$ 3 mil no segundo colocado.

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Troféu Responsabilidade Social: a conquista da Pré-Vale. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/trofeu-responsabilidade-social-a-conquista-da-pre-vale/ Acesso em: 10 mar. 2026