MP/SC

Governo dará subsídio para transporte do milho


O governo federal dará subsídio no frete para o transporte de milho, no valor de R$ 5,00 por saca do grão. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (23) pelo secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, durante a gravação do programa ?Parlamento Debate? desta semana.

O tema do programa é a crise de abastecimento do milho em Santa Catarina, que tem comprometido os produtores de aves e de suínos. O alto custo do grão tem inviabilizado o transporte dos estoques de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), situados no Centro-Oeste, para o Sul do Brasil. Como resultado, as agroindústrias não têm repassado aos produtores o milho necessário para a alimentação das aves e dos porcos.

Segundo Spies, a concessão do subsídio será aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na próxima terça-feira (28). O governo também vai permitir que as agroindústrias busquem o milho na origem. Com isso, a expectativa, segundo o secretário-adjunto, é que o grão chegue a Santa Catarina ao preço de mercado e em abundância, minimizando os efeitos do desabastecimento.

O programa ?Parlamento Debate? desta semana conta ainda com a participação do superintendente federal do Ministério da Agricultura e Pecuária em Santa Catarina, Joel Paulo Perotto; do representante da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Milton Dalago; e do vice-presidente da Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Nelton de Souza.

Com a apresentação da jornalista Maria Helena Pereira, o programa irá ao ar neste sábado (25), às 20h30, pela TVAL e pela Rádio AL. (Marcelo Espinoza)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Governo dará subsídio para transporte do milho. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/governo-dara-subsidio-para-transporte-do-milho/ Acesso em: 10 mar. 2026