21 | 08 | 2012
Presidente da OAB-ES assina Termo de Adesão à campanha do MPES de combate à corrupção eleitoral
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, assinou nesta terça-feira (21) o Termo de Cooperação e Adesão à Campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”. O objetivo é ajudar na conscientização dos estudantes e no combate aos crimes eleitorais durante o período de campanha. A solenidade aconteceu no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).
A campanha, promovida pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), tem a finalidade de educar e conscientizar crianças e adolescentes sobre o que é a corrupção e as formas de combatê-la, incentivar a honestidade e a transparência nas atitudes do cidadão comum.
Nesse período eleitoral, a campanha desenvolve o Projeto “Voto Consciente”, com foco no combate à compra de votos, ao uso da máquina pública nas eleições e ao financiamento irregular de campanhas eleitorais.
Para o presidente da Comissão de Combate à Corrupção e à Impunidade da OAB-ES, Délio José Prates do Amaral, que também é secretário-geral da ONG Transparência Capixaba, “tudo que vem contribuir para melhorar os processos eleitorais e melhorar o nível de informação para a população é muito bem-vindo”.
Ele lembrou, também, que a OAB tem uma atuação histórica em defesa da ética e de combate à corrupção. “Historicamente a Ordem vem cumprindo este papel com afinco, sem diminuir a pressão no combate à corrupção em momento algum.”
“Nós, da OAB-ES, participamos do Observatório da Corrupção, nacional e permanente”, disse.
Délio Prates lembrou, ainda, que a OAB-ES já disponibilizou no seu site um baner direcionando os usuários para a página do Tribunal Regional Eleitoral destinada a receber denúncias de corrupção eleitoral. E nos próximos dias, também vai incluir o baner da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”.
Confira o site da campanha.
Fonte: OAB/ES
