A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rosemari Bartucheski, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (20), para marcar a passagem do Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado no dia 18 de junho. A iniciativa partiu do deputado José Nei Ascari (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
No discurso, Rosemari apresentou um panorama do autismo no Brasil e em Santa Catarina. Segundo ela, no estado, há cinco Associações de Amigos dos Autistas (AMAs), além de 69 centros mantidos pela Apae que oferecerem atendimento para alunos autistas.
A FCCE, conforme a presidente, oferece capacitação teórica e prática para o atendimento desses alunos, com base num método conhecido como TEACCH, considerado um dos mais eficazes, por preconizar o desenvolvimento da independência, comunicação e socialização. Atualmente, 721 alunos autistas são atendidos por esse método.
?Apesar dos nossos esforços e do avanço nas políticas públicas desenvolvidos pelo estado, ainda temos um longo caminho a percorrer?, afirmou Rosemari. ?Quanto antes forem detectados os sintomas do autismo e antes for iniciado o tratamento, melhores serão os resultados obtidos na socialização e na independência do autista?, completou.
O deputado José Nei Ascari elogiou o trabalho realizado pela FCEE. ?Reafirmamos a disposição da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência em manter essa parceria com a fundação para sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas?, disse o parlamentar. (Marcelo Espinoza)
Fonte: AL/SC
