20 | 06 | 2012
Ana Paula Tauceda reafirma compromisso com a defesa das prerrogativas dos advogados ao tomar posse no cargo de desembargadora do TRT-ES
Em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (19), a nova desembargadora do Tribunal Região do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES), Ana Paula Tauceda Branco, tomou posse no cargo. Ela ocupa a vaga destinada ao Quinto Constitucional da advocacia, tendo sido a candidata mais votada na primeira eleição direta para formação da lista sêxtupla, realizada pela atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Espírito Santo (OAB-ES) em agosto de 2011.
Muito emocionada, Ana Paula Tauceda destacou que irá atuar com um olhar voltado para a perspectiva constitucional, no momento de analisar as lides trabalhistas. “Não é só a CLT que vai ser a ferramenta legal para dirimir conflitos, mas, além disso, a Constituição na qual estão os valores republicanos”, afirmou a nova desembargadora.
“Também vou ter uma postura aberta ao diálogo desde que seja franco, respeitoso e socialmente responsável”, acrescentou.
Prerrogativas
Ana Paula Tauceda ressaltou ainda: “Olharei as prerrogativas dos advogados como uma ferramenta de acesso à justiça. Não consigo olhar as prerrogativas dos advogados como qualquer facilidade, mas simplesmente como uma viabilidade do correto patrocínio da sociedade.”
A nova desembargadora espera aproximar o Direito da sociedade. “Sempre tive muito esta preocupação, seja na linguagem, seja na efetividade do Direito, seja na celeridade dos processos.”
Para Ana Paula Tauceda Branco a experiência da realização direta para escolha da lista sêxtupla dos candidatos ao Quinto Constitucional está consolidada. “Depois que se experimenta um processo democrático desse nunca mais dá pra viver algo diferente. É a vontade soberana da classe e essa deve ser respeitada”, afirmou Tauceda, parabenizando a OAB e o TRT, que, segundo ela, respeitou a vontade dos advogados.

Desembargador Risk destaca “processo histórico”
Em nome do TRT-ES, o desembargador José Carlos Carlos Risk saudou Ana Paula Tauceda. Em seu pronunciamento, Risk também parabenizou a OAB-ES: “A nomeação da desembargadora Ana Paula é fruto de um processo transparente e altamente democrático conduzido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo para a escolha do advogado destinado a ocupar a vaga reservada ao quinto oriundo da advocacia, realizada através de uma consulta direta e participativa de toda a classe dos advogados. Parabenizo a OAB, na pessoa de seu presidente Homero Mafra, por este processo histórico, que só valoriza os que dele participaram.”
Solenidade concorrida
Na sessão solene realizada na noite desta terça-feira, também foi empossado o magistrado Marcello Marcel Mancilha. Escolhido pelo critério de merecimento, ele figurava na lista tríplice para o preenchimento da vaga criada com a aposentadoria do desembargador Sérgio Moreira de Oliveira.
O Salão Santiago do Palácio Anchieta, onde foi realizada a sessão, lotou, com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, representantes de entidades organizadas da sociedade civil, advogados, magistrados, além de familiares e amigos dos novos desembargadores.
Fonte: OAB/ES
