Da Redação
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) elogiou nesta terça-feira (19) o posicionamento do governo brasileiro durante a VII Cúpula do G20, concluída nesta terça-feira (19). Ao lado dos outros países do grupo conhecido como Brics – Rússia, Índia, China e África do Sul -, o Brasil anunciou uma contribuição para aumentar os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI). Somadas, as contribuições dos cinco países devem superar os US$ 70 milhões.
– Os países do Brics vão injetar recursos no fundo exatamente para colaborar, participar e, mais que isso, ajudar no debate e ter condições de influenciar para que tenhamos a condição de uma retomada do crescimento econômico no cenário mundial – afirmou.
Os recursos ajudariam a reforçar a capacidade do fundo de socorrer os países países atingidos pela crise econômica global. Os Brics também concordaram em iniciar o processo de criação de um fundo comum de reservas internacionais e a possibilidade de assinatura de acordo para a troca de moedas entre os países do grupo.
O senador elogiou, ainda, a posição do governo brasileiro na defesa de medidas de estímulo à atividade econômica como forma de ajudar os países a sair da crise. Segundo o senador, a presidente Dilma Roussef defendeu essa posição, em contraposição à política recessiva que alguns julgam ser mais adequada.
– É o posicionamento do Brasil e que deu certo aqui. Portanto, a presidente Dilma quando fala, dá um exemplo concreto de resultado positivo que fez com que o Brasil fosse o primeiro país a sair da crise de 2008 e de 2009.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Senado
