A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quarta-feira (13/6/12), requerimentos para que sejam enviados apelos à Prefeitura de São Joaquim de Bicas (Região Metropolitana de Belo Horizonte), à Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e ao Ministério da Educação (MEC) a fim de viabilizar a implantação de uma unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no município. As proposições foram apresentadas em audiência pública da comissão realizada na cidade, no último dia 4.
Os membros da comissão pedem ao MEC que Bicas seja incluída na quarta fase do plano de expansão do ensino profissionalizante do Governo Federal, por meio do IFMG, e que, para tanto, seja firmado convênio com o Estado e com o município. O deputado Carlin Moura (PCdoB) explicou que, por meio de parcerias, seria possível instalar de imediato uma unidade conveniada do instituto, até que um campus pudesse ser construído.
O deputado Bosco (PTdoB) e a deputada Maria Tereza Lara (PT) ressaltaram os benefícios que a unidade do IFMG pode propiciar aos moradores de Bicas e região. Eles lembraram que a qualificação e a formação escolar são importantes requisitos exigidos pelo mercado e que a iniciativa só tem a contribuir com o desenvolvimento social.
Estrutura – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG) é composto por 12 campi: Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité (em implantação), Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia (em implantação) e São João Evangelista, além das unidades conveniadas de Pompéu, Piumhi, Oliveira, Bom Despacho e João Monlevade. O mais próximo de Bicas é o campus de Betim.
São disponibilizados mais de 60 cursos, divididos entre as modalidades de formação inicial e continuada, ensino técnico (integrado ao ensino médio, concomitante, subsequente e educação de jovens e adultos), ensino superior (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia) e pós-graduação lato sensu. São promovidas também parcerias entre o IFMG e outras instituições de ensino superior para a realização de programas de mestrado e doutorado interinstitucional (minter e dinter). Hoje cerca de 8 mil alunos estão matriculados em unidades do instituto.
Consulte o resultado da reunião.
Fonte: AL/MG