Últimas Notícias

Segurança Pública pede providências a órgãos de trânsito

06 de Junho de 2012

Reunida na tarde desta quarta-feira (6/6/12), a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou dois requerimentos com pedidos de providência a órgãos públicos ligados ao trânsito no Estado. Os requerimentos são de autoria dos deputados Célio Moreira, João Leite e Luiz Henrique, todos do PSDB.

Um dos requerimentos será encaminhado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-MG), solicitando providências urgentes em resposta ao pleito da Prefeitura de Governador Valadares (Rio Doce), sobre problemas relacionados ao trânsito na BR 116. Conforme o documento, há risco e registros crescentes de acidentes e mortes naquela rodovia, no trecho da cabeceira da ponte para acesso de veículos a Governador Valadares, sentido Rio-Bahia, em especial nas entradas e saídas do Bairro Vila Isa.

De acordo com relato da Prefeitura, desde 2010 o Poder Público municipal tem encaminhado várias demandas, por meio de ofícios e em reuniões, discorrendo sobre o problema que vem ocasionando graves contratempos no trânsito e afetando áreas urbanas adjacentes. A Prefeitura solicita também a emissão de parecer técnico, com base nos conhecimentos e práticas da Engenharia do Trânsito, sobre a melhor solução para a mobilidade e a segurança no local assinalado.

Segundo o presidente da comissão, deputado João Leite, 70% dos acidentes com mortes em Governador Valadares ocorrem na BR 116. O parlamentar afirmou que o dado foi informado por especialistas que, na véspera, participaram, naquele município, do evento Siga Vivo, sobre violência no trânsito, promovido pela Assembleia de Minas.

Abuso de autoridade – Em outro requerimento, os deputados oficiam ao diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), pedindo providências para averiguar e tomar as medidas cabíveis quanto a denúncias sobre supostos abusos de autoridade praticados por fiscais daquele órgão em Teófilo Otoni (Rio Doce). O requerimento cita, inclusive, os nomes dos fiscais Antônio do Nascimento e Margareth, que, a pretexto de coibir eventuais transportes ilegais de pessoas, estariam abordando de forma desrespeitosa taxistas dos municípios vizinhos Carlos Chagas e Ataleia.

Aplauso – A comissão também aprovou requerimento assinado pelos deputados João Leite, Célio Moreira, Luiz Henrique e Sargento Rodrigues (PDT) em que solicitam seja formulada manifestação de aplauso ao Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar de Minas Gerais, “pela excelente atuação no sequestro da gerente de banco, que felizmente obteve um desfecho favorável no dia 5/6/2012”.

Consulte o resultado da reunião.
 

Fonte: AL/MG

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Segurança Pública pede providências a órgãos de trânsito. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/seguranca-publica-pede-providencias-a-orgaos-de-transito/ Acesso em: 06 jul. 2025