01 de Junho de 2012
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar, nesta terça-feira (5/6/12), às 10 horas, no Auditório, audiência pública para discutir a viabilidade da implantação de inspeção veicular ambiental e de segurança no Estado. A reunião foi requerida pelo presidente da comissão, deputado Célio Moreira (PSDB).
A inspeção veicular ambiental, que visa a mensurar a emissão de gases poluentes por veículos diversos, já é adotada em estados como o Rio de Janeiro. Neste tipo de inspeção, técnicos verificam se o motor está regulado, se há emissão visível de fumaça, vazamentos aparentes ou alteração no sistema de escapamento, e medem os níveis de ruído e de emissão de monóxido de carbono e hidrocarbonetos, principais gases tóxicos lançados no meio ambiente. A avaliação seria feita não só em carros, como também em ônibus, motocicletas, caminhões, dentre outros.
O deputado Célio Moreira, em sua justificativa, explica que esses procedimentos poderiam reduzir a poluição e também coibir a circulação de carros em péssimo estado de conservação. O parlamentar ainda enfatizou que os benefícios de uma inspeção ecologicamente correta ultrapassa as questões ambientais e de mobilidade urbana. “Isso afeta diretamente a saúde da população, reduzindo a incidência ou o agravamento de doenças das vias respiratórias. Sem dúvida, traria mais qualidade de vida para todos”, ressaltou.
Convidados – Foram convidados a participar da reunião: o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o tenente coronel da Polícia Militar, Roberto Lemos; o chefe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), Oliveira Santiago Maciel; o diretor-presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (Bhtrans), Ramon Victor Cesar; o secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Vasco de Oliveira Araújo; o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira; o diretor executivo da Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças (Andap), Luiz Sérgio Alvarenga; o presidente da Câmara Automotiva Mineira, Fábio Sacioto; e o conselheiro do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, Antônio Carlos Bento.
Fonte: AL/MG