Durante este final de semana o deputado Marco Alba (PMDB) visitou seis municípios de quatro diferentes regiões do Estado. No sábado (26) a noite, o parlamentar se reuniu com a comunidade de Ijuí, no Planalto Médio, onde debateu questões de infraestrutura viária. Pelo município de Ijuí passam duas das mais importantes estradas, a BR-285 e a RS-342, que compõem o acesso ao noroeste gaúcho, principalmente para a região das Missões e Grande Santa Rosa.
Domingo (27), nas Missões, prestigiou o IX Café de Cambona, de São Nicolau, festa típica que relembra a tradição dos carreteiros missionários que desbravaram a região. A tarde, visitou a XI Polfest, de Guarani das Missões, onde apreciou comida, os shows e o artesanato de origem polonesa. A cidade é conhecida como a Polônia Gaúcha.
No Alto Jacuí, esteve em Boa Vista do Cadeado, onde visitou amigos e lideranças locais na comunidade de Nossa Senhora da Saúde, no almoço anual em comemoração a padroeira. Já em Selbach, participou de um jantar com o Legislativo municipal e abordou temas de relevância local, com destaque para a estiagem que assola a região a mais de sete meses. No fim do dia, Marco Alba esteve em Estrela, no Vale do Taquari, onde participou de audiências com a comunidade sobre o desenvolvimento do Vale.
O deputado, após percorrer quase 1.200 km para ouvir as comunidades, pode observar que o governo do Estado precisa investir muito ainda na área de infraestrutura rodoviária, no apoio aos agricultores sobretudo aos que foram atingidos pela estiagem, com políticas de Estado voltadas para ações permanentes de defesa dos agricultores e não somente quando acontecem os fenômenos climáticos com as enchentes e a seca.
*Com a colaboração de Iuri Camargo
Fonte: AL/RS
