Câmara

Comissão faz nova audiência sobre competência da investigação criminal

A Comissão Especial sobre a Competência da Investigação Criminal realiza audiência pública hoje para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/11, do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), que atribui exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para a investigação criminal.

A PEC deixa claro que o Ministério Público não tem a atribuição de conduzir esse tipo de investigação e deve atuar apenas como titular da ação penal.

Foram convidados:
– o ministro do Supremo Tribunal Federal, José Antônio Dias Toffoli;
– o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos Vinicius Furtado Coelho;
– o desembargador aposentado Alberto Jose Tavares Vieira da Silva;
– o advogado Wladimir Sérgio Reale;
– o delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Marques;
– o presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FENAPRF), Pedro Cavalcanti.

A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 7.

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Comissão faz nova audiência sobre competência da investigação criminal. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/comissao-faz-nova-audiencia-sobre-competencia-da-investigacao-criminal/ Acesso em: 07 jul. 2026