Câmara

Audiência debaterá punição para pilotos do jato Legacy

Brizza Cavalcante
Dimas Ramalho
Dimas Ramalho esteve nos EUA e cobra punição mais rígida para pilotos do Legacy.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional realizará audiência pública nesta quarta-feira (23) para debater a decisão das autoridades norte-americanas de não punir os pilotos responsáveis pela colisão aérea do Jato Legacy 600 com o Boeing 737 da Gol. A reunião tratará também da exposição dos resultados da viagem realizada por parlamentares aos Estados Unidos.

Os deputados Dimas Ramalho (PPS-SP) e Geraldo Thadeu (PSD-MG) participaram, no período de 7 a 11 de fevereiro deste ano, de missão oficial para tratar do assunto. Eles foram acompanhados pelo advogado e perito em aviação Tales de Sodré e Macedo e pelo representante da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, Roberto Peterka.

Autor do requerimento para a realização da audiência pública, o deputado Dimas Ramalho afirmou que a comissão irá cobrar das autoridades norte-americanas uma punição mais rígida aos pilotos do Legacy: “Eles não podem continuar voando impunemente depois do que ocorreu”, explicou.

Joseph Lepore e Jan Paul Paladino foram condenados a quatro anos e quatro meses em regime prisional semiaberto, mas a pena foi revertida em prestação de serviços comunitários em uma instituição brasileira nos Estados Unidos. Os pilotos e a companhia ExcelAire também foram multados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em R$ 3,5 mil e R$ 7 mil, respectivamente.

Colisão
O acidente ocorreu em 29 de setembro de 2006 e vitimou 154 pessoas. O Legacy, que estava na contramão da aerovia, bateu no Boeing da Gol a 37 mil pés de altitude, próximo a cidade de Matupá (MT). A colisão entre os aviões é considerada o segundo acidente aéreo mais grave da história da aviação civil brasileira.

Foram convidados:
– o procurador regional da República da 1ª Região Osnir Belice;
– um representante da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac);
– a diretora regional da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, Rosane Gutjahr.

A reunião será realizada às 11 horas, Plenário 3.

Fonte: Portal Câmara dos Deputados

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Audiência debaterá punição para pilotos do jato Legacy. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/camara/audiencia-debatera-punicao-para-pilotos-do-jato-legacy/ Acesso em: 13 jun. 2026