MPF

MPF/RN quer evitar má utilização de recursos destinados a municípios atingidos pela seca

 

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) instaurou mais de 150 procedimentos administrativos para acompanhar os municípios do estado que decretaram ou que ainda irão decretar estado de calamidade pública ou situação de emergência em razão da seca e estiagem. O objetivo é fiscalizar o recebimento, emprego e a destinação de recursos federais eventualmente recebidos pelos municípios.

A procuradora da República Caroline Maciel da Costa, coordenadora do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF/RN, destaca a importância da atuação preventiva na defesa do patrimônio público. "Diante do castigo que a seca tem levado a alguns municípios, um dos principais objetivos é garantir que o recurso liberado pelo governo federal seja efetivamente utilizado em benefício daqueles que realmente estão em situação de emergência pela seca e estiagem", enfatiza.

Além disso, o MPF/RN quer saber quais os parâmetros técnicos que levaram à decretação nos diferentes municípios, inclusive, se foram atendidos os critérios estabelecidos pela legislação.

Os procedimentos instaurados estão sendo distribuídos, em caráter de urgência e de forma aleatória, a todos os membros da MPF/RN, bem como aos procuradores que atuam nos municípios de Caicó e Mossoró.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal no RN
Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675

Fonte: MPF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF/RN quer evitar má utilização de recursos destinados a municípios atingidos pela seca. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpf/mpf-rn-quer-evitar-ma-utilizacao-de-recursos-destinados-a-municipios-atingidos-pela-seca/ Acesso em: 23 ago. 2026