O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), participou na noite dessa quinta-feira (10), do jantar comemorativo aos 100 anos da Cooperativa Santa Clara, em Carlos Barbosa. Em sua manifestação, Postal ressaltou o trabalho dos homens e das mulheres que, no início do século 20, enfrentaram muitas dificuldades para iniciar a produção de queijo e manteiga na Serra gaúcha. “Dever haver muita responsabilidade para montar uma cooperativa com tanto sucesso. Para alcançar o centenário foi preciso muito carinho, dedicação e perseverança. A população tem muito a comemorar”, disse.
O presidente do Legislativo lembrou da época em que conheceu o atual presidente da cooperativa, Rogério Sauthier. O parlamentar disputava sua primeira eleição para deputado estadual, em 1994 . “Via nos eventos o Rogério sempre com uma postura serena e um discurso humilde. É, sem dúvida, um exemplo para todos nós”, afirmou Postal. Para o presidente, pelos 40 anos dedicados à Santa Clara, Sauthier é o nome adequado para representar a cooperativa.
Em seu pronunciamento, Sauthier destacou as características que considera fundamentais para o sucesso centenário da Santa Clara: “Trabalho, persistência e lealdade são coisas indispensáveis. Planejamento, pessoas, valores, saber cultivar tudo isso, essa é a receita”, avaliou. Sauthier entende que a construção da cooperativa acontece todos os dias, através de pequenos atos. “Todos têm de estar satisfeitos. É uma coisa que não aparece do dia para a noite. Em cima do que já existe você vai aperfeiçoando” disse.
O trabalho diário dedicado pelos moradores de Carlos Barbosa também foi destacado pelo prefeito do município, Fernando Xavier da Silva. Para ele, a população deve ter orgulho de possuir duas empresas centenárias de destaque nacional – além da Santa Clara, a cidade abriga a Tramontina. Na avaliação de Xavier, o legado cultural que a cooperativa possui supera qualquer resultado financeiro. “Em termos de trabalho e união, é muito mais relevante do que a venda de produtos de alta qualidade. Não é fácil uma cooperativa que lida com produto primário permanecer em atividade atualizada por 100 anos”, concluiu.
Também participaram do evento o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Ivar Pavan, e o presidente da Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa, vereador Evandro Zibetti.
Fonte: AL/RS
