O Sindicato dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio Grande do Sul (SINAPERS), está completando nesta quarta-feira (2), 22 anos de luta em defesa dos aposentados e pensionistas gaúchos.
De lá para cá, o SINAPERS foi responsável por muitas vitórias no âmbito político, além de prestar um importante serviço de assistência social aos seus associados. Também colabora com os poderes públicos e as demais associações, sindicatos, federações e confederações, no sentido da solidariedade social e subordinação aos interesses nacionais, buscando a melhoria da qualidade de vida, coordenando ações que visem à garantia e à ampliação dos direitos individuais e coletivos, incentivando o crescimento e o fortalecimento dos aposentados e pensionistas do estado do Rio Grande do Sul.
Dentro das comemorações do aniversário do SINAPERS, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Precatórios, deputado Frederico Antunes (PP), anunciou o encaminhamento do projeto de Lei 070/2012, que institui a Semana Estadual de Conscientização dos Direitos dos Precatoristas no RS. O PL propõe que, durante a terceira semana de julho, sejam realizadas atividades conjuntas entre instituições públicas e entidades da sociedade civil, visando promover o debate sobre a atual situação dos precatórios. Conforme o projeto, a semana será incluída no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul.
O Sinapers teve como primeira conquista o direito ao 13º, seguida pelo direito à integralidade, obtida em 1988, o que o caracterizou como uma entidade de cunho reivindicatório e personalidade jurídica forte. Ao longo destes anos, realizou um forte trabalho de conscientização das pensionistas, transformando-as em uma categoria respeitada e fortalecida, que batalha pelos seus direitos. Mais que isto, cumpre também um papel social e comunitário.
Conquistas
Fonte: AL/RS
