AL/RS

Villaverde representa Parlamento na ampliação dos serviços do Instituto de Cardiologia

O deputado Adão Villaverde (PT) representou a presidência da Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (19), no Instituto de Cardiologia, na inauguração das novas instalações  do serviço de ergometria e ecografia, do ambulatório para atendimento exclusivo ao SUS e da Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do hospital – a única do País a atender pacientes através do Sistema Único de Saúde. 


“Resultados de convênio assinado entre a prefeitura da capital e o Cardiologia, em dezembro de 2011, os empreendimentos tornarão o atendimento público no hospital mais preventivo e ágil, eliminando as idas e vindas do paciente para marcação de consultas e realização de exames”, explicou o superintendente geral do hospital, Alberto Beltrame. 


Conforme ele, o novo ambulatório vai alterar a rotina de atendimento dos pacientes do SUS, com a realização, no mesmo dia, da avaliação médica e dos exames, evitando filas e retornos ao hospital.


Já o espaço de reabilitação cardiopulmonar é pioneiro na região sul do país no sentido não só de tratar como prevenir as doenças do coração – e atendendo pacientes do SUS. “Durante o período de reabilitação, acrescenta-se ao tratamento farmacológico e cirúrgico, sessões especiais nas quais o paciente, inseguro nas academias comuns, aprende como se exercitar e quais são os sintomas que merecem atenção quando realiza atividade física”, salientou, esclarecendo que a iniciativa atende demanda pública por intervenções não farmacológicas para assegurar as melhores condições físicas, psicológicas e sociais do paciente. 

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Villaverde representa Parlamento na ampliação dos serviços do Instituto de Cardiologia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/villaverde-representa-parlamento-na-ampliacao-dos-servicos-do-instituto-de-cardiologia/ Acesso em: 12 out. 2026