AL/RS

ALRS lança projeto ?Radiografia da Agropecuária Gaúcha?



Iniciativa realizada em parceria com a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo irá diagnosticar realidade do setor primário do RS integrando todas as cadeias produtivas



Na manhã desta quarta-feira (18), a presidência da Assembleia Legislativa e a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo apresentaram o projeto” Radiografia da Agropecuária Gaúcha” aos parlamentares, representantes de entidades do setor primário e da economia gaúcha e imprensa.


O projeto contará com a elaboração realizada pela assessoria de todas as bancadas e apoio técnico de órgãos oficiais e entidades representativas da agropecuária, para coletar dados e realizar um diagnóstico que aponte as principais dificuldades do setor primário gaúcho. O período analisado será entre os anos de 1997 e 2012. Posteriormente, os pleitos serão repassados aos governos federal e estadual, contribuindo para a construção de políticas públicas efetivas que fortaleçam e desenvolvam a cadeia produtiva gaúcha.


O deputado Ernani Polo (PP), presidente da Comissão de Agricultura, ressaltou a importância da agropecuária, já que foi o ramo que mais contribuiu para o crescimento da economia brasileira, de acordo com levantamento divulgado recentemente pelo IBGE. Polo ressaltou também a importância da participação de todos no projeto. Serão realizados fóruns de debates com a participação de lideranças que representem todos os setores da agropecuária: “Estamos abertos à todos aqueles que queiram se somar a essa projeto, pois tratamos a agropecuária como um todo, onde o pequeno, o médio e o grande produtor possui o seu valor. Buscamos, ao final desta iniciativa, que sejam elaborados programas permanentes de fomento à agropecuária, a fim de ampliar os volumes da safra gaúcha para que a garantia de renda seja efetiva ao homem do campo. Precisamos nos perguntar se realmente somos o “Celeiro do Brasil” em termos de produtividade. O que nos afeta a estiagem? Como estamos produzindo e que custo? Com qual qualidade e quantidade? O que podemos evoluir e como? São algumas das tantas perguntas que precisamos responder e que projeto, que no meu entender, foi muito bem aceito pela cadeia produtiva”, diz o parlamentar.



O presidente da Casa, Alexandre Postal (PMDB), considerou a iniciativa essencial e reforçou que todas as atividades realizadas no Estado serão contempladas no projeto, que está incluído nos grandes debates que o parlamento gaúcho irá realizar em 2012.


Estiveram também prestigiando o lançamento o presidente da OCERGS, Vergílio Perius; o presidente da FARSUL, Carlos Sperotto; o presidente do FUNDESA Rogério Kerber; o presidente da FECOAGRO, Rui Polidoro Pinto; o presidente da ACSURS, Valdecir Folador; o diretor executivo da ASGAV, José Eduardo dos Santos, e representantes de demais setores e órgãos de governo.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. ALRS lança projeto ?Radiografia da Agropecuária Gaúcha?. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/alrs-lanca-projeto-radiografia-da-agropecuaria-gaucha/ Acesso em: 12 out. 2026