AL/RS

Miki participa da homenagem aos 177 anos de instalação do Legislativo gaúcho

Na tarde desta quarta-feira, dia 18, o deputado Miki Breier (PSB) se integrou à comemoração do Parlamento em alusão aos 177 anos de instalação do Legislativo representando a bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB).


Numa fala em forma de poesia, Miki lembrou o papel e a atuação da Casa ao longo deste período. “A Assembleia é: a Casa de diferenças, da salvaguarda da democracia, da ressonância dos grandes debates. Casa de crises – de teses, de antíteses. E, igualmente: Casa de acordos, aberta ao povo”.
Lembrou do papel na construção coletiva e na História do Estado através de ações “que asseguram a representatividade dos diferentes grupos e diferentes compreensões, que congrega Socialistas, Trabalhistas, Libertadores, Democratas, Liberais, Comunistas, Progressistas, Crentes e tantos outros”, destacou.


Miki falou da história do PSB. “Em janeiro de 1951, iniciou-se a trajetória socialista no Parlamento gaúcho com a eleição de Cândido Norberto dos Santos, primeiro deputado estadual do partido”, falou. Em 1987 o partido recebeu a filiação do deputado estadual Jauri de Oliveira, o primeiro representante do partido na Casa após a Ditadura.


Em 1990 a sigla elegeu Beto Albuquerque. Em 1994 três deputados estaduais: Beto Albuquerque, Bernardo de Souza e Maria Augusta Feldman. Em 1998, quando foi eleito o primeiro deputado federal pelo PSB gaúcho, Beto Albuquerque, foi reeleito Bernardo de Souza como deputado estadual.


“Em 2002 tivemos a eleição do valoroso deputado estadual Heitor Schuch. Em 2006 Beto Albuquerque se reelegeu deputado federal, Schuch conquistou um novo mandato e eu, tive a honra de chegar ao Parlamento. Em 2010 tivemos a reeleição de Schuch. Também me reelegi, e, para maior qualificação da nossa bancada, chegou o jovem deputado Catarina Paladini. O deputado Schuch, homem ligado à agricultura familiar e à defesa da economia sustentável, o deputado Catarina, ligado a juventude, saúde e educação, e este deputado, personificam o projeto socialista para nosso Estado enquanto representação parlamentar”, disse Miki.


Ele lembrou também da sua atuação na presidência da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e falou da expectativa quanto ao futuro do Parlamento. “Que esta comemoração seja prenúncio para que, num futuro muito próximo, possamos experienciar uma nova faceta desta Casa, qual seja: Assembleia do RS, a Casa dos direitos humanos”, destacou.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Miki participa da homenagem aos 177 anos de instalação do Legislativo gaúcho. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/miki-participa-da-homenagem-aos-177-anos-de-instalacao-do-legislativo-gaucho/ Acesso em: 14 out. 2026