MP/SC

Médico Euclides Reis Quaresma é cidadão catarinense


A Assembleia Legislativa concedeu, na noite de ontem (15), o título de Cidadão Catarinense ao médico Euclides Reis Quaresma. Nascido em Cruz Alta (RS), em 1950, o homenageado mudou-se com a família para Florianópolis em 1965. Cursou medicina na Universidade Federal de Santa Catarina e especializou-se em cirurgia pediátrica.

Chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, Quaresma recebeu o reconhecimento do Poder Legislativo e dos colegas de profissão pela dedicação à medicina. Como proponente da homenagem, o deputado Jailson Lima (PT) destacou a dedicação de Quaresma e sua paixão pelo estado de Santa Catarina, assim como a contribuição dele à política de classe, uma vez que trabalhou pelo fortalecimento da Unimed e ajudou a conceber a Unicred.

Um dos ?pupilos? do homenageado, o médico Rodrigo Feijó disse que Quaresma se diferencia ?pelo enorme conhecimento técnico e por sua capacidade de liderança e organização?. Mestre e incentivador da carreira do homenageado, o médico Murillo Ronald Capella afirmou que o cirurgião pediátrico Euclides Reis Quaresma, desde a residência, demonstrou ter ?uma percepção diagnóstica acima do comum e mãos hábeis?. Ele foi o primeiro residente da equipe dos médicos Capella e Peter Goldberg no Hospital Infantil Edith Gama Ramos, em Florianópolis. Quaresma integra a equipe do Hospital Infantil Joana de Gusmão desde a inauguração da instituição e, com pioneirismo científico, introduziu a cirurgia videopediátrica em Florianópolis, conforme o testemunho de Capella.

?Hoje me torno de maneira formal e oficial aquilo que, de coração, já sou há muito tempo, um cidadão catarinense?, disse o homenageado. Ele agradeceu o reconhecimento da Assembleia Legislativa e afirmou ter ?muito orgulho de seu ofício, que é cuidar da saúde das pessoas?.

Além do deputado Jailson, assinaram o projeto de lei de concessão do título os deputados médicos Volnei Morastoni (PT), Antônio Aguiar (PMDB), Serafim Venzon (PSDB) e Jorge Teixeira (PSD).

Currículo

Euclides Reis Quaresma é casado com Solange Santos, tem três filhas e uma neta. Após concluir a residência médica no Hospital Infantil Edith Gama Ramos, foi acolhido no Serviço de Cirurgia Pediátrica do recém-inaugurado Hospital Infantil Joana de Gusmão, em 1980. No HIJG, além de exercer as funções de cirurgião pediátrico, foi coordenador dos médicos residentes, presidente do centro de estudos, diretor geral e, desde 2001, é chefe do serviço de cirurgia pediátrica.

Professor colaborador do curso de Medicina da UFSC, desempenhou atividades pioneiras na história da medicina catarinense, destacando-se pela implantação do primeiro Programa de Nutrição Parental em Pediatria no estado e pela introdução da cirurgia videoassistida na criança em Santa Catarina.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe), da Associação Catarinense de Medicina (ACM), da Sociedade Catarinense de Cirurgia Pediátrica, vice-presidente da Sociedade Catarinense de Cirurgia Pediátrica e vice-presidente da Associação Médica Brasileira (Região Sul). Na esfera cooperativista, fundou a Quanta Previdência Unicred, em 2004, sistema de previdência complementar, e a Corretora Unicred, em 2008, entidade que preside. Em 2010 assumiu a presidência da Confederação Nacional de Unicreds Centrais ? Unicred do Brasil, para um mandato de quatro anos.

Por sua trajetória de vida e pela contribuição dada ao desenvolvimento da medicina em Santa Catarina e no país, foi acolhido membro titular da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina, ocupando a cadeira de número 19. (Lisandrea Costa)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Médico Euclides Reis Quaresma é cidadão catarinense. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/medico-euclides-reis-quaresma-e-cidadao-catarinense/ Acesso em: 28 mar. 2024