MP/SC

Aeroclube de SC recebe homenagem pelos 75 anos


Sessão especial da Assembleia Legislativa, realizada na noite desta quarta-feira (17), no Plenário Osni Régis, marcou a passagem dos 75 anos de fundação do Aeroclube de Santa Catarina Durante a sessão, foram homenageadas personalidades civis e militares que apoiam as atividades do aeroclube.

Para o deputado José Nei Ascari (PSD), propositor da homenagem, ?foi a paixão dos pioneiros que permitiu ao estado ter o seu aeroclube?. O parlamentar afirmou que a sessão especial foi a forma encontrada pelos deputados para ?reverenciar os fundadores, a direção e os membros do Aeroclube de Santa Catarina?.

Mario Augusto Capella Tavares falou em nome dos homenageados e lembrou que poucas instituições atingem 75 anos de atividades ininterruptas, ?permanecendo focada nos seus objetivos?. Segundo Capella, nessas sete décadas, as dificuldades não foram mais fortes que a vontade dos fundadores, continuadores e colaboradores que, ?a seu modo e dentro de suas possibilidades?, mantiveram o aeroclube em atividade.

No seu discurso, o homenageado comentou sobre a dificuldade de definir o prazer de voar. ?É preciso experimentar. É um sentimento único, extraordinário, uma sensação arrebatadora?.

Atas iniciais

O presidente do Aeroclube de Santa Catarina, Luiz Adauto Costa, declarou que a instituição preservou suas atas iniciais, bem como grande parte da documentação. Segundo Adauto, o Aeroclube foi fundado nas dependências do Clube 12 de Agosto, em 21 de setembro de 1937, e chamava-se ?Aeroclube Catarinense?. Somente em 1942 foi adotada a denominação ?Aeroclube de Santa Catarina?.

De acordo com a primeira ata, o tenente aviador Fernando Borges presidiu a reunião que escolheu Franklin Ganzo primeiro presidente do Aeroclube. Na ocasião, Borges anunciou que a chamada Base Aérea da Ressacada, ?cederia instrutores e material necessário ao funcionamento da escola?.

Somente em abril de 1938 o aeroclube ganhou o primeiro avião, doado pelo Ministério da Marinha, um biplano de fabricação inglesa. Em 1939 a escola recebeu um Muniz M7, a primeira aeronave produzida em série no Brasil. A terceira aeronave foi doada pelo Exercito, em 1939, um biplano norte americano. O quarto avião foi adquirido pelo Banco do Comercio, com sede no Rio de Janeiro, com a intermediação de Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, que patrocinou a campanha nacional denominada “Asas para o Brasil”, incentivando a organização de mais de 400 aeroclubes em todo país.

Escola de aviadores

O Aeroclube de Santa Catarina é principalmente uma escola de aviação civil. Atualmente oferece cursos de piloto privado, comercial, multimotor e voo por instrumento. ?Quem conclui o curso é um profissional da aviação, pode trabalhar em qualquer companhia aérea?, informou Capela, acrescentando que ex-alunos atuam inclusive no exterior. (Vitor Santos)

Os homenageados:

– Ari Milen da Silveira Filho

– Norton Candemil Pereira

– Capitão aviador Ricardo Felzcky, do Controle de Tráfego Aéreo

– Mario Augusto Capella Tavares

– Tenente coronel PM Abelardo Camilo Bridi

– Capitão-de-fragata Luís Filipe Rabello Freire

– Major André Bueno Machado, representando o general-de-brigada Décio dos Santos Brasil, comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada

– Coronel aviador Claus Kilian Hardt, comandante da Base Aérea de Florianópolis

– Adroaldo Pedro Cassol

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Aeroclube de SC recebe homenagem pelos 75 anos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/aeroclube-de-sc-recebe-homenagem-pelos-75-anos/ Acesso em: 29 mar. 2024