MP/SC

Comércio de SC prevê aumento de 4% nas vendas para o dia das crianças


A proximidade do Dia das Crianças já movimenta o comércio. Lojistas e empresários esperam um aumento de até 4%, segundo projeção divulgada pela Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). Estima-se que o consumidor gaste entre R$50 e R$ 100 com o presente. Entre os itens preferidos, estão brinquedos, roupas e eletrônicos.

A expectativa mostra uma leve recuperação do setor, que passa por um decréscimo nas vendas este ano. Ademir Ruschel, gerente geral do FCDL, atribui esta diminuição de vendas a vários fatores, como a crise econômica mundial e os problemas externos, ambientais. ?A crise internacional causa impacto monetário aqui e mexe com o otimismo das pessoas, que acabam se retraindo e deixando de comprar para poupar?.

As cheias do Vale do Itajaí ano passado e a estiagem no Oeste, este ano, também repercutiram no movimento do comércio, afetando negativamente o agronegócio e, consequentemente, o comércio, conforme avaliação de Ruschel.

A expectativa de aumento nas vendas para o Dia das Crianças mostra uma leve recuperação do setor neste segundo semestre. Geralmente as datas comemorativas servem para aumentar as vendas e manter o comércio estabilizado. Ademir Ruschel lembra que algumas medidas do governo, como a redução de IPI para a linha branca de eletrodomésticos e para os automóveis, possibilitou uma estabilização.

Segundo o gerente geral da FCDL, o Dia das Crianças está em quinto lugar nas vendas relacionadas a datas comemorativas. O Natal é o período de maior venda, seguido pelo dia das mães, quando o valor agregado ao produto é, também, maior.

Ruschel acredita que o comércio estadual feche 2012 com aumento nas vendas de no máximo 3% em relação a 2011. Para o Natal, o otimismo do comércio é maior e a entidade calcula aumento nas vendas em torno de 5%. (Michelle Dias)

Fonte: AL/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Comércio de SC prevê aumento de 4% nas vendas para o dia das crianças. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpsc/comercio-de-sc-preve-aumento-de-4-nas-vendas-para-o-dia-das-criancas/ Acesso em: 20 abr. 2024