MPF/SC

MPF dá aval para aproveitamento de verba por quilombo

Integrantes da Associação dos Remanescentes de Quilombos Invernada dos Negros (ARQIN), de Campos Novos, reuniram-se no início do mês com representantes do Ministério Público Federal para discutir a possibilidade da compra de maquinário agrícola para uso coletivo com o restante de verba originalmente destinada, pela Caixa Econômica Federal e pelo Judiciário (intervenção do MPF e MP de Campos Novos), para a construção de moradias na comunidade. A procuradora da República Analucia Hartmann, assessorada pelo analista pericial em antropologia Marcos Farias de Almeida e pelos funcionários da PRM de Joaçaba, após análise do pleito e da documentação que atestou que todas as famílias carentes da comunidade quilombola receberam casas e que o equipamento agrícola estava sendo adquirido por preço condizente com o de mercado e seria exclusivamente utilizado para produção coletiva, assinaram documento a ser encaminhado à CEF (depósito do valor) , a fim de certificar não haver impedimento para a aquisição do equipamento.

Segundo o presidente da ARQIN, José Gonçalves de Lima, o trator, a adubadora e semeadora serão usados na produção agrícola nos 264 hectares já regularizados pelo INCRA. A Invernada dos Negros firmou parceria com a Cooperativa de Campos Novos (COOCAN) que prestará assessoria técnica em troca do beneficiamento dos grãos. Também contam com o apoio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) para planejamento do futuro aproveitamento de terras em processo de regularização no INCRA.

Fonte: MPF/SC

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. MPF dá aval para aproveitamento de verba por quilombo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/mpfsc/mpf-da-aval-para-aproveitamento-de-verba-por-quilombo/ Acesso em: 29 mar. 2024