AL/RS

Stela Farias dialoga sobre democracia participativa com comitiva francesa

Nesta terça-feira (03), a deputada Stela Farias recebeu em seu gabinete uma comitiva de representantes da região de Pays de Loire, da França. A pauta do encontro foi a criação de novos métodos de democracia participativa, soluções criativas para problemas de ordem social e diminuição das desigualdades – temas pertinentes às realidades das duas regiões, Pays de Loire e Rio Grande do Sul.

A parlamentar Stela Farias destacou o esforço do Governo do Estado para constituir programas e projetos em nível de políticas públicas. “O governador Tarso Genro está empenhado em constituir projetos para qualificação da gestão e melhor controle público, atuando de maneira participativa e transversal. As políticas públicas estão direcionadas para a sustentabilidade financeira do Estado e o desenvolvimento econômico e social da população gaúcha”, destacou.

O vice-governador de Pays de Loire, Jean Noel Gaultier, afirmou o interesse em desenvolver outras parcerias com o RS. “Estamos aqui para afirmar nossa vontade de cooperar com os gaúchos. Viemos identificar oportunidades e, após esta reunião, já avaliamos grandes similaridades entre nossas regiões, como forte produção agrícola, apoio ao desenvolvimento tecnológico e aposta nas energias renováveis” apontou. Gaultier informou que seu estado já possui acordos de cooperação descentralizada com países como China, Índia, México e Tunísia.

A agenda da comitiva francesa no RS seguirá até quinta-feira (5). Hoje, a delegação fez encontros na UFRGS, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e Fiergs e, às 20h, participará de jantar com integrantes do governo e representantes de empresas francesas no Brasil. Na quarta-feira (4), a programação inclui visitas às fábricas do setor moveleiro e vinícolas, em Bento Gonçalves, e na quinta (5), participará de reunião no Tecnopuc.

A secretária mantém relações políticas com a França desde 2001, quando era prefeita de Alvorada e foi uma das responsáveis pela constituição do Fórum de Autoridades Locais de Periferia (FALP), durante a primeira edição do Fórum Social Mundial. A iniciativa criou uma rede de colaboração, troca de experiências e diálogos entre comunidades de cidades da periferia de regiões metropolitanas da França e Espanha e do Brasil.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Stela Farias dialoga sobre democracia participativa com comitiva francesa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/stela-farias-dialoga-sobre-democracia-participativa-com-comitiva-francesa/ Acesso em: 28 mar. 2024