AL/RS

Sossella: cinquentenário de Esmeralda será celebrado nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) irá prestar uma homenagem aos 50 anos de emancipação política de Esmeralda. O ato ocorrerá na tarde desta quarta-feira (4), a partir das 13 horas, no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa.



Esmeralda, que integra a Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), é nacionalmente conhecida como o berço do tiro de laço e terra do cantor nativista José Mendes. O prefeito, Ailton Rosa (PMDB), receberá, em nome da população, uma placa comemorativa. Além disso, três pessoas cujas trajetórias pessoais e familiares estão intimamente ligadas à história da cidade receberão a Medalha da 53ª Legislatura.




Uma delas é Heleno José Oliboni, filho ilustre de Esmeralda e ex-prefeito de Flores da Cunha, cujo pai, Antônio Dante Oliboni, é considerado um dos precursores do tiro de laço, modalidade que se tornou um dos símbolos do tradicionalismo. Outra personalidade que será homenageada é o historiador José Ajadil da Costa Lima, autor do livro Pára, Pedro – José Mendes – Vida e Obra, que aborda a obra e a vida do artista.




Por fim, ganhará a Medalha José Mendes Júnior, filho do cantor que, embora nascido na localidade de Machadinho,em Lagoa Vermelha, mudou-se ainda criança para a localidade de Santa Terezinha, no distrito de Esmeralda, em 1944, onde residiu com pais adotivos. Mais que isso, José Mendes adotou Esmeralda como seu torrão nativo.




Sossella destacou a importância do reconhecimento público da Assembleia, que deverá ser prestigiado por autoridades municipais dos poderes Executivo e Legislativo, lideranças políticas, empresariais e comunitárias e moradores. “Esmeralda tem um legado, em suas cinco décadas de existência como município independente, que está para sempre associado à cultura e ao tradicionalismo no nosso Estado. É uma terra que orgulha seus filhos e ao Rio Grande do Sul”, destacou o deputado do PDT.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Sossella: cinquentenário de Esmeralda será celebrado nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/alrs/sossella-cinquentenario-de-esmeralda-sera-celebrado-nesta-quarta-feira-na-assembleia-legislativa/ Acesso em: 29 mar. 2024