CNJ

Presidente do CNJ diz que sistema prisional no Amazonas exige medidas urgentes

18/10/2013 – 17h45

Raphael Alves-TJAM

Presidente do CNJ diz que sistema prisional no Amazonas exige medidas urgentes

O presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, disse hoje, em Manaus  que o sistema prisional no Amazonas  exige medidas urgentes. O ministro participou do encerramento do Mutirão Carcerário no Estado e visitou a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, que recebe os presos provisórios.  Após a visita, ele classificou como “triste” a situação da unidade prisional.  

Joaquim Barbosa, lembrou  que este foi o terceiro mutirão do CNJ no Amazonas e que os problemas persistem.  “Temos pontos em comum em quase todas as unidades. Quase sempre estão superlotadas, com a falta de assistência, principalmente na capital. Preocupa-nos a manutenção de presos nas delegacias de polícia do interior, com investigadores trabalhando como carcereiros”, afirmou.

O presidente do CNJ elogiou  o Projeto Reeducar, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Amazonas com egressos do sistema prisional para evitar a reincidência de crimes.

Ao visitar a Cadeia Pública, Barbosa  ouviu os presos, conversou com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Wesley Aguiar, e com o presidente do TJAM, Ari Moutinho, sobre a situação da unidade.

O presidente do TJAM garantiu ao ministro  que haverá reforço de juízes no Estado, principalmente nas Varas Especializadas em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute), que concentram o maior número de processos a serem julgados. Disse também que  a nomeação de novos defensores públicos, ocorrida esta semana, o ingresso de novos juízes, por meio do concurso público que o Tribunal de Justiça do Amazonas está realizando, e o aumento no repasse de recursos por parte do Governo do Amazonas ao TJAM vão melhorar a tramitação dos processos na área criminal.

Na visita que o ministro fez ao Executivo do Estado, o governador Omar Aziz anunciou  que até o fim deste ano será entregue uma unidade prisional para mulheres e, no final do ano de 2014, será construído um outro prédio para abrigar os presos provisórios  para a desativação da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa.

Agência CNJ com informações do TJAM

Siga o CNJ: Facebook Twitter Youtube Flickr RSS

www.cnj.jus.br/q3gd

Fonte: CNJ

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Presidente do CNJ diz que sistema prisional no Amazonas exige medidas urgentes. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/cnj/presidente-do-cnj-diz-que-sistema-prisional-no-amazonas-exige-medidas-urgentes/ Acesso em: 20 abr. 2024