TCU defende realização da Copa de 2014 com custo certo | Portal Jurídico Investidura - Direito

TCU defende realização da Copa de 2014 com custo certo

Promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o encontro “Infraestrutura turística, Megaeventos Esportivos e Promoção da Imagem do Brasil no Exterior” teve início com ênfase na necessidade de prevenção de desvios e falhas em obras e contratos necessários para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas.


Na cerimônia de abertura, o presidente do TCU, Benjamin Zymler, lembrou que a atuação preventiva dá melhores resultados. “Nas reformas dos aeroportos de Belo Horizonte e de Manaus, por exemplo, foram feitas economias de mais de R$ 140 milhões”, disse. “É importante que, além de ganhar campeonatos, façamos as competições com um custo justo”.

Zymler detalhou ainda o papel do TCU no monitoramento das obras. “O tribunal trabalha na fiscalização do uso de recursos federais, diretamente ou por meio de convênios. Mas quando o dinheiro é emprestado, como no caso da Caixa, para as obras de mobilidade urbana, e do BNDES, para os estádios, só cabe ao TCU verificar os empréstimos”, explica.

A fiscalização do andamento das obras, nos dois casos, e da aplicação do dinheiro, fica por conta dos órgãos de controle de estados e municípios. “O trabalho do TCU aí vira pedagógico, de instrução, tanto dos agentes públicos quanto dos privados”, conclui.

Fonte:
Portal Brasil
Ministério do Esporte/ Copa 2014
 



Fonte: Presid?™ncia
Seção: Notícias
Categoria: Planalto

Como referenciar este conteúdo

NOTíCIAS,. TCU defende realização da Copa de 2014 com custo certo. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 17 Ago. 2011. Disponível em: investidura.com.br/noticias/233-planalto/194124-tcu-defende-realizacao-da-copa-de-2014-com-custo-certo. Acesso em: 27 Fev. 2021

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO