Promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o encontro “Infraestrutura turística, Megaeventos Esportivos e Promoção da Imagem do Brasil no Exterior” teve início com ênfase na necessidade de prevenção de desvios e falhas em obras e contratos necessários para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas.
Na cerimônia de abertura, o presidente do TCU, Benjamin Zymler, lembrou que a atuação preventiva dá melhores resultados. “Nas reformas dos aeroportos de Belo Horizonte e de Manaus, por exemplo, foram feitas economias de mais de R$ 140 milhões”, disse. “É importante que, além de ganhar campeonatos, façamos as competições com um custo justo”.
Zymler detalhou ainda o papel do TCU no monitoramento das obras. “O tribunal trabalha na fiscalização do uso de recursos federais, diretamente ou por meio de convênios. Mas quando o dinheiro é emprestado, como no caso da Caixa, para as obras de mobilidade urbana, e do BNDES, para os estádios, só cabe ao TCU verificar os empréstimos”, explica.
A fiscalização do andamento das obras, nos dois casos, e da aplicação do dinheiro, fica por conta dos órgãos de controle de estados e municípios. “O trabalho do TCU aí vira pedagógico, de instrução, tanto dos agentes públicos quanto dos privados”, conclui.
Fonte: Presid?™ncia