Planalto

Capes divulga plano que define política para pós-graduação e pesquisa no País

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou para download a íntegra do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020. O plano tem como objetivo definir novas diretrizes, estratégias e metas para dar continuidade e avançar nas propostas para política de pós-graduação e pesquisa no Brasil. A expectativa é que na próxima década, quando o plano estará em vigor, o País esteja entre os dez maiores produtores de ciência no mundo.

A publicação aborda as metas que foram atingidas e as que não foram do PNPG anterior, além de ter eixos apoiadores – alguns permanecem desde o início dos anos 80 e outros mais recentes, como a parte dedicada à área multi e interdisciplinar. O documento também propõe a criação de uma agenda nacional de pesquisa.

As assimetrias regionais da pós-graduação também são tema do PNPG. A internacionalização, a cooperação internacional e a integração com a educação básica também estão entre os eixos do novo PNPG.

 

Fonte:
Portal Brasil
Capes 

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Capes divulga plano que define política para pós-graduação e pesquisa no País. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/capes-divulga-plano-que-define-politica-para-pos-graduacao-e-pesquisa-no-pais/ Acesso em: 29 mar. 2024