A partida que teve recorde de público pelo Campeonato Brasileiro também serviu de palco para a coleta de assinaturas em apoio à Campanha 10 Medidas contra a Corrupção. Um grupo de voluntários – incluindo procuradores e servidores da PR/DF, MPDFT, MPTCDF e cidadãos – esteve na noite dessa quinta-feira, 17 de setembro, no Estádio Nacional de Brasília, onde ocorreu o jogo Flamengo X Coritiba. Com camisetas e munidos de pranchetas e até de um megafone, os voluntários garantiram o apoio de centenas de torcedores às 10 Medidas, que têm o objetivo de evitar a impunidade e prevenir atos de corrupção.
A coleta de assinaturas começou pouco antes das 19hs e só terminou alguns minutos antes do início da partida, às 21h, quando praticamente toda a torcida já havia entrado para o estádio. Os voluntários percorreram as filas de acesso às catracas. O convite para a adesão era reforçado pelo procurador Francisco Guilherme Bastos, que ficou em ponto estratégico do rol de acesso de onde explicava a campanha pelo megafone.
Assim como em outros eventos em que a campanha foi apresentada, a receptividade do público foi positiva. Também chamou a atenção o fato de muita gente afirmar aos voluntários que já conhece a iniciativa ou mesmo que assinou a ficha de adesão. “É muito interessante observar a reação das pessoas ao conhecerem as “10 Medidas”. Independente da posição política de cada um, todos querem que a corrupção deixe de existir no país”, afirma a servidora da PR/DF, Ana Karine Bittencourt. A publicitária foi uma das pessoas que participaram da coleta de assinaturas.
Ao fim de mais esse mutirão em favor da cidadania, ficou a certeza de milhares de assinaturas podem ser conseguidas em eventos como o de ontem. O balanço só não foi mais positivo porque não foi possível estar presente em todos os acessos ao estádio. A intenção é planejar novas ações e conseguir mais pessoas que possam contribuir para a coleta.
Você pode integrar esse grupo, tornando-se um voluntário. Basta mandar um e-mail para PR/DF-ascom@mpf.mp.br
Fonte: MPF