Direito de Família

Modelo de pedido de interdição – tia da interditanda – de acordo com o Novo CPC

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ….. VARA CÍVEL DA COMARCA DE ….., ESTADO DO …..

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

INTERDIÇÃO

em face de …., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

 

Clique aqui para ter acesso a um pacote de modelos revisados e atualizados de Direito de Família, com download dos arquivos em formato Microsoft Word (.docx).

 

I. FATOS

A requerente é tia (irmã da mãe) da Interditanda.

A interditanda é portadora da patologia compatível com o CID-……. da nomenclatura internacional da doença, conforme laudo pericial em anexo. A Interditanda contraiu uma meningite aproximadamente quando tinha um ano de idade, o que comprometeu seu desenvolvimento mental.

A mãe da Interditanda é falecida, conforme se observa na certidão de óbito em anexo.

O pai faz uso de bebidas alcoólicas, fato conhecido por toda vizinhança no local onde mora, não tendo condições de cuidar adequadamente da Interditanda, que também o conhece como “um bêbado”.

Possui também um irmão, mas sabe-se que este é usuário de drogas.

A Requerente então, se dedica permanentemente à Interditanda, pois a mesma não possui condições de reger a própria pessoa e demais atos de vida civil, restando a medida necessária de interdição judicial.

II. DIREITO

Dispõem sobre o tema, os arts. 1767 e ss. do Código Civil.

III. PEDIDOS

Diante do exposto, requer-se à Vossa Excelência o que se segue:

a) O Benefício da Justiça Gratuita, em conformidade com o disposto na Lei 1060/50, com alterações dadas pela Lei 7.510/86, por ser a Requerente pessoa comprovadamente carente, conforme declarações de pobreza em anexo.

b) Intimação do digno representante do Ministério Publico para intervir no feito.

c) A produção de todas as provas em direito admitidas, em especial, a oitiva de testemunhas, cujo rol segue em anexo.

d) Requer-se a Vossa Excelência, com base no Laudo Medico juntado demonstrando a incapacidade mental da interditanda e após o interrogatório da interditanda e decorrido o quinquídio legal, seja deferida liminarmente em caráter provisório, a Interdição Provisória de …………. em favor da requerente.

e) Seja ao final julgada procedente a pretensão de autora declarando-se a Interdição de …………., e a nomeação de ……….. como sua curadora, para todos os efeitos legais.

Dá-se à causa o valor de R$ ….., para fins fiscais.

Nesses Termos,

Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de pedido de interdição – tia da interditanda – de acordo com o Novo CPC. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-de-familia-modelos/modelo-de-pedido-de-interdicao-tia-da-interditanda-de-acordo-com-o-novo-cpc/ Acesso em: 28 mar. 2024