Direito de Família

Modelo de inventário por arrolamento sumário – saldo bancário e bens imóveis – de acordo com o Novo CPC

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA …. ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE …., ESTADO DO ….

……………………….., (qualificação) portadora da Carteira de Identidade/RG nº …., e, CPF/MF nº …. e, …………., (qualificação) portadora da Carteira de Identidade/RG nº …. e, CPF/MF nº …., ambas residentes e domiciliadas em …., por intermédio de seu procurador e advogado, ut instrumento procuratório (doc. ….), adiante firmado, devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do …., sob o nº …., com escritório na Rua …. nº …, vem à presença de V. Exa., com o devido respeito e acatamento, requer

ARROLAMENTO SUMÁRIO

dos bens deixados por seu esposo e pai ……………, conforme o disposto no art. 1.572 e seguintes do código Civil Brasileiro; art. 659 e seguintes do Código de Processo Civil e, Lei nº 7.019 de 21.08.82.

 

Clique aqui para ter acesso a um pacote de modelos revisados e atualizados de Direito de Família, com download dos arquivos em formato Microsoft Word (.docx).

 

Juntando as certidões de óbito (doc. ….); de casamento (doc. ….), de emancipação (doc. ….), certidão da matrícula do bem imóvel à arrolar (doc. ….), extratos bancários comprobatórios dos saldos existentes em Cadernetas de Poupança e Contas Corrente (dos. ….), e, comprovante de restituição de imposto de renda, junto à Secretaria da Receita Federal (doc. ….) requerem seja deferida a nomeação de inventariante à primeira das Suplicantes, que presta em separado as declarações de estilo, atribui valor ao bem imóvel e apresentado o Instrumento Particular de Partilha Amigável (doc. ….), o qual pedem seja homologado, comprovando a quitação dos tributos relativos aos bens do espólio.

Anexam, ainda, as certidões negativas relativamente ao bem imóvel e a pessoa do “de cujus”, emitidas pela Prefeitura Municipal de …. (doc. ….): Secretaria de Estado da Fazenda (doc. ….) e Secretaria da Receita Federal (doc. ….).

Requerem, finalmente, após decorridos os trâmites legais, se digne V. Ex.a. em homologar a presente petição e partilha amigável dos bens, determinando o seguinte:

a. A expedição de formal de partilha, do bem imóvel, descrito no instrumento particular de partilha amigável, em benefício da herdeira e sucessora …., com reserva de usufruto vitalício, relativamente ….% do imóvel, à viúva meeira …., conforme o acordo das partes e o traslado da Escritura Pública de Cessão e Transferência de Direitos de Meação (doc. ….);

b. A expedição de ofício ao Sr. Gerente da Agência …., do Banco …., em …., Estado …., para que o mesmo libere disponibilidade da viúva meeira …., a totalidade dos saldos existentes nas contas abaixo enumeradas, inclusive aplicações financeiras e elas vinculadas, para que a mesma disponha da melhor maneira que lhe convier:

b.1. Caderneta de Poupança nº ….

b.2. Caderneta de Poupança nº ….

b.3. Título de Capitalização Nominativo nº …., de emissão de ….

b.4. Conta Corrente nº …. e valores de aplicação vinculados a mesma.

c. A expedição de ofício ao Sr. Gerente da Agência …., do Banco …., em …., Estado …., para que o mesmo libere à livre disponibilidade da viúva meeira …., a integralidade do saldo existente na Conta Corrente nº …., e valores de aplicação vinculados a mesma, para que disponha da melhor maneira que lhe convier.

d. A expedição de ofício ao Sr. Delegado da Receita Federal, em …., Estado …., par que seja liberada, em benefício da viúva meeira …., a importância a que o “de cujus” teria direito, relativamente à restituição do imposto de renda, descrita no item nº …., das declarações de inventariante, neste processo.

Protestam, ainda, se necessário for, pela oportuna apresentação de provas documentais e testemunhais, que se fizerem necessárias.

Dá-se a presente, para os efeitos legais, o valor de R$ …. (….), nos termos do art. 292 do CPC.

Termos em que, pede deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]

[Número de Inscrição na OAB]

Como citar e referenciar este artigo:
MODELO,. Modelo de inventário por arrolamento sumário – saldo bancário e bens imóveis – de acordo com o Novo CPC. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/modelos/direito-de-familia-modelos/modelo-de-inventario-por-arrolamento-sumario-saldo-bancario-e-bens-imoveis-de-acordo-com-o-novo-cpc/ Acesso em: 29 mar. 2024