TRF4

Informativo nº 13 do TRF4

 

Porto Alegre, 05 a 14 de outubro de 1999.

 

Este informativo, elaborado pela Comissão de Jurisprudência/Coordenadoria-Geral de Jurisprudência, a partir das notas tomadas nas sessões de julgamento dos órgãos do TRF 4ª Região, ou por deferência dos Senhores Relatores, tem a finalidade de antecipar aos Magistrados e operadores do Direito assuntos e temas da atualidade em exame pela Corte. Dada a natureza da publicação, os interessados na forma final dos julgados devem verificar o conteúdo original dos mesmos nas fontes oficiais.

 

 SEGUNDA SEÇÃO

 

EXECUÇÃO DE SENTENÇA. COMPETÊNCIA.

 

CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 1999.04.01.081168-7

1999.04.01.081167-5

1999.04.01.081166-3

1999.04.01.081171-7

1999.04.01.081169-9

1999.04.01.081170-5

Relator: Juiz Valdemar Capeletti

Sessão do dia 13.10.99

 

Em conflito de competência envolvendo as 5ª e 2ª Varas Federais de Porto Alegre, a Segunda Seção, por maioria, declarou competente a 2ª Vara para processar a execução de sentença proferida pela 5ª Vara em ação civil pública. Motivou a decisão o fato de que, na sentença, o julgador afastou a prevenção do juízo prolator para liquidação e execução da sentença e, desta decisão, não houve recurso e nem modificação, pelo Tribunal, em remessa oficial, ficando, portanto, coberta pela coisa julgada. Acompanharam o relator os Juízes Teori Zavascki, Luiza Cassales, Sílvia Goraieb, Marga Barth Tessler, Chaves de A. de Athayde. Divergiram os Juízes Maria de Fátima Labarrère e Edgar Lippmann.

 

 

RECONHECIMENTO DE PEDIDO NA VIA ADMINISTRATIVA. PERDA DE OBJETO.

 

QUESTÃO DE ORDEM NOS EIAC Nº 95.04.46013-5

Relatora: Juíza Maria de Fátima Freitas Labarrère

Sessão do dia 13.10.99

 

A Segunda Seção julgou extinta, por perda de objeto, a ação ajuizada contra o DNER que visava a reversão do autor ao seu quadro de funcionários. A decisão decorreu de petição conjunta das partes que pedia o arquivamento do processo por ter sido o direito do autor reconhecido administrativamente. Entendeu a Seção que o deferimento do pedido descaracterizou o pedido de desistência da ação, razão pela qual extinguiu o processo condenando a autarquia ao pagamento de honorários por ter dado causa a demanda. Foi vencido o Juiz Teori Zavascki que votou pela homologação do pedido de desistência, condenando o autor em honorários. Acompanharam a relatora os Juízes Edgard Lippmann, Valdemar Capeletti, Teori Zavascki, Luíza Cassales e Chaves de Athayde.

 

 

GRATIFICAÇÃO ESPECIAL DE LOCALIDADE. BASE DE CÁLCULO.

 

EIAC Nº 1998.04.01.063384-7

Relator: Juiz Valdemar Capeletti

Sessão do dia 13.10.99

 

Em embargos infringentes, pretendeu a União Federal, a prevalência do voto vencido para fixar a incidência da GEL somente sobre o vencimento básico de servidores públicos federais lotados no Município de Bagé, enquanto que o voto vencedor entendia a expressão “vencimento do cargo efetivo” como abrangente do vencimento básico acrescido das vantagens pecuniárias permanentes recebidas pelos servidores. Votou o Relator, Juiz Valdemar Capeletti, acompanhado dos Juízes Sílvia Goraieb, Chaves de Athayde e Edgard Lippmann, pela manutenção do voto vencedor, negando provimento aos embargos. Divergiram as juízas Luíza Cassales, Marga Tessler e Maria de Fátima Labarrère. Pediu vista o Juiz Teori Zavascki.

 

 

SINDICÂNCIA. PENA DISCIPLINAR. AMPLA DEFESA.

 

EIAC Nº 91.04.02873-2

Relatora: Juíza Maria de Fátima Freitas Labarrère

Sessão do dia 13.10.99

 

A Segunda Seção, por maioria, negou provimento aos embargos infringentes da União Federal, interpostos contra decisão que anulou pena disciplinar decorrente de sindicância que não observou os princípios da ampla defesa e do contraditório. Entendeu a Seção que o procedimento administrativo, onde o autor apenas foi ouvido na qualidade de testemunha, sem ter sido intimado para acompanhar as demais fases do processo ou defender-se de eventual acusação, violou os referidos princípios constitucionais. Acompanharam a relatora os Juízes Edgard Lippmann, Valdemar Capeletti, Teori Zavascki e Sílvia Goraieb. Divergiram as juízas Marga Barth Tessler e Luíza Cassales.

 

 

 PRIMEIRA TURMA

 

EXTRAÇÃO ILEGAL DE AREIA.

 

Mandado de Segurança N.º 1998.04.01.015558-5/RS

Relator: Juiz Amir José Finocchiaro Sarti

Sessão do dia 05-10-99

 

A Primeira Turma, por unanimidade, nos termos do voto do Relator, deferiu a ordem no mandado de segurança impetrado pelo MPF para que sejam adotadas medidas concretas para impedir o uso de embarcação utilizada na extração ilegal de areia, até o julgamento da ação penal. O ato hostilizado é decisão judicial que considerou fisicamente impossível e sem amparo legal a requerida “lacração” de um barco apreendido pela autoridade policial no curso de inquérito instaurado para apurar lavra clandestina (L.7.805/89). Assentou o Relator que a medida pretendida não tem sentido literal: fechar com lacre, substância resinosa. Deve ser entendida na sua acepção usual: fechar, prender ou ligar de maneira inviolável. Quanto ao respaldo legal, lembrou o Relator as providências determinadas pelo art. 6º do CPP, e de que nesta espécie de crime a própria lei estabelece a necessidade de “apreensão do produto mineral, das máquinas, veículos, e equipamentos utilizados”. A juíza Ellen Gracie Northfleet aduziu que a ordem deveria ser deferida para que fosse inativada a embarcação para a finalidade, lacrando as bombas de sucção que são utilizadas na lavra de areia.(Participou do julgamento o juiz José Germano da Silva).

 

 

CONCURSO MATERIAL: SOMATÓRIO DAS PENAS AFASTANDO A CONCESSÃO DE SURSIS PROCESSUAL.

 

Habeas Corpus N.º 1999.04.01.085235-5/RS

Relator: Juiz Amir José Finocchiaro Sarti

Sessão do dia 05-10-99

 

A Primeira Turma, por unanimidade, nos termos do voto do Relator, denegou o habeas corpus contra decisão que indeferiu pedido de suspensão condicional do processo, forte no entendimento de que o concurso material nos crimes praticados pelo paciente faz extrapolar o limite mínimo de pena estabelecido no art. 89 da L. 9.099/95. Alega o impetrante haver flagrante constrangimento ilegal na decisão, eis que o paciente “preenche todos os requisitos legais”, sendo que no tocante ao requisito objetivo – pena mínima igual ou inferior a um ano – trata-se de pena em abstrato cominada no tipo penal, e que as regras do concurso de crimes, material e formal, e do crime continuado, são observadas no momento da aplicação da pena. O Relator, invocando o disposto no art. 69 do CP, afirmou que a regra geral aplicada à espécie é de que as penas privativas de liberdade cominadas são somadas, o que afasta a concessão do sursis processual nos casos em que o somatório das penas ultrapassa o limite mínimo de um ano, consoante firme jurisprudência do STJ. (Participaram do julgamento os Juízes Ellen Gracie Northfleet e José Germano da Silva).

 

 

NÃO CONCESSÃO DE SUBSTITUIÇÃO DE PENA.

 

Habeas Corpus N.º 1999.04.01.033233-5/RS

Relator: Juiz Amir José Finocchiaro Sarti

Sessão do dia 05-10-99

 

A Primeira Turma, por unanimidade, nos termos do voto do Relator, denegou a ordem, cassando a liminar que revogava a pena privativa de liberdade, substituindo-a por penas restritivas de direitos. O habeas corpus foi impetrado contra a decisão que indeferiu a substituição da pena corporal, fundada no fato de que o paciente continuou praticando o crime de omissão de recolhimento previdenciário, mesmo depois da sentença condenatória. A alegação do impetrante cinge-se ao paciente preencher todos os requisitos exigidos pela Lei nº 9.714/98. O Relator invocou o já pacífico entendimento da Turma, no seguinte sentido: “havendo continuidade delituosa, após a denúncia, não se concede a substituição da pena corporal”.(Participaram do julgamento os Juízes Ellen Gracie Northfleet e José Germano da Silva).

 

 

 SEGUNDA TURMA

 

ESTRANGEIRO IRREGULAR. SUBSTITUIÇÃO DA PENA. REGIME DE CUMPRIMENTO DA PENA.

 

Habeas Corpus Nº 1999.04.01.091629-1/PR

Relator: Juiz Vilson Darós

Sessão do dia 14-10-99

 

Apreciando habeas corpus impetrado em favor de paciente estrangeiro, em condição tida como irregular no país, processado e condenado pelo crime de falsificação de documento público à pena de dois anos e quatro meses de reclusão, a Segunda Turma, por unanimidade, concedeu parcialmente a ordem para operar a substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos e para fixar o regime aberto, entendendo a) que a condição de estrangeiro não se inclui entre aquelas que inviabilizam a concessão do benefício (tendo em vista que todas as circunstâncias judiciais foram favoráveis ao acusado, réu primário); b) que os benefícios previstos na lei penal são aplicáveis a todos, e que o acusado criminalmente, ainda que estrangeiro, tem direito ao devido processo legal e a correta e justa aplicação da pena, como teria direito qualquer nacional, ante ao princípio da igualdade de todos perante a lei, cabendo ao Poder Executivo, decidir sobre sua deportação ou expulsão se comprovada a situação irregular do acusado. (Votaram com o Relator os Juízes Élcio Pinheiro de Castro e Vânia Hack de Almeida).

 

 

CADASTRAMENTO DE CONTRIBUINTES. CGC/CNPJ. INSTRUÇÕES NORMATIVAS. RESTRIÇÕES.

 

Apelação em Mandado de Segurança Nº 1998.04.01.075079-7/RS

Relator: Juiz Élcio Pinheiro de Castro

Sessão do dia 14-10-99

 

Julgando apelação em mandado de segurança, interposta pela Fazenda Nacional contra sentença concessiva de segurança que garantiu o direito da empresa impetrante em obter/alterar inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas com o afastamento das restrições contidas nas Instruções Normativas SRF nº 112/94 e 54/98 entre outras, a Segunda Turma, por unanimidade, não conheceu do apelo devido a sua intempestividade, e negou provimento a remessa oficial, entendendo que, inexistindo na Lei nº 5614/70 vedações ou limites aos contribuintes com débitos pendentes de requererem alteração ou inscrição no CNPJ, o Sr. Delegado da Receita Federal não poderia exigir que a apelada se sujeitasse às restrições contidas em instrução normativa, pois as sanções dependeriam de lei formal, submetida a processo legislativo de atribuição exclusiva do Congresso Nacional, entendendo também, que devido aos princípios constitucionais da valorização do trabalho humano e livre iniciativa e de ter a Fazenda meios próprios para cobrança de seus créditos, não ser razoável impedir o exercício profissional do contribuinte sonegando-lhe a inscrição. ( Votaram com o Relator os Juízes Vilson Darós e Vânia Hack de Almeida).

 

 

DANO AMBIENTAL. LEI Nº 9.605/98. FATO ATÍPICO. INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA. LEI Nº 6.938/81.

 

Recurso Criminal em Sentido Estrito Nº 1999.04.01.074176-4/SC

Relatora: Juíza Vânia Hack de Almeida

Sessão do dia 14-10-99

 

Julgando recurso em sentido estrito interposto pelo Ministério Público contra decisão de juízo monocrático que em denúncia por crime ambiental, declinou de competência e determinou a remessa para o Juiz de Direito do município local da infração, a Segunda Turma, por unanimidade, concedeu habeas corpus de ofício para trancar a ação penal. Fundamentou-se a decisão no sentido de que os fatos trazidos aos autos não são típicos, pois a supressão de mata ciliar e alteração de curso natural de um córrego, em área afetada de 70 metros, com a finalidade de plantio de arroz, caracteriza-se como infração administrativa por ser ato danoso à degradação ambiental, conforme a Lei nº 6.938/81, sujeitando seus transgressores as seguintes penalidades: multa, restrição de incentivos, suspensão de atividades e suspensão de linhas de financiamento, legitimando o Ministério Público da União e dos Estados a propor ação de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente, não tendo portanto ocorrido infração ao art. 38 da Lei 9.605/98 que se refere a “ destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção.” ( Votaram com a Relatora os Juízes Vilson Darós e Élcio Pinheiro de Castro).

 

 

RECEPTAÇÃO E DESCAMINHO. EFEITOS DA ABSOLVIÇÃO

 

Recurso Criminal em Sentido Estrito Nº 1999.04.01.026781-1/RS

Relatora: Juíza Vânia Hack de Almeida

Sessão do dia 14-10-99

 

Julgando recurso em sentido estrito, interposto pelo Ministério Público, com a finalidade de estender ao réu que obteve a suspensão condicional do processo referente a receptação e a extinção da punibilidade face ao cumprimento das condições impostas na forma do art. 89, § 5º da Lei 9.099/95, a absolvição concedida ao co-réu denunciado pelo crime de descaminho, uma vez comprovado que o fato não constitui infração penal, a Segunda Turma, por unanimidade, deu provimento ao recurso para conceder ao réu o efeito extensivo contemplado no art. 580 do CPP, alcançando-lhe igual solução absolutória por não haver receptação, face à inexistência do delito de descaminho, devendo o Magistrado de origem determinar a correção dos registros para que em vez de extinção da punibilidade, conste absolvição, com base no art. 386, inc-III, do CPP. ( Votaram com a Relatora os Juízes Vilson Darós e Élcio Pinheiro de Castro).

 

 

 TERCEIRA TURMA

 

COLAÇÃO DE GRAU. PEDAGOGIA. AUTONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL.

 

Apelação Cível Nº 1998.04.01.035210-0/RS

Relatora: Juíza Luiza Dias Cassales

Sessão do dia 14.10.99

 

Descontente com a sentença que indeferiu antecipação de tutela ao pedido de colação de grau no curso de Pedagogia da UFRGS, e indenização por danos materiais e morais, o autor interpôs apelação cível, por entender que sua reprovação da disciplina EDU-422 foi injusta, já que na escola onde prestou o estágio teria sido elogiado pelas educadoras, ficando demonstrado seu desempenho satisfatório. A Turma, por unanimidade, negou provimento ao recurso, entendendo descaber ao Poder Judiciário interferir na autonomia didático-científica e administrativa da Universidade Federal, assegurada pela constituição vigente, e não haver suficiente prova documental de que o aluno tenha concluído todas as disciplinas exigidas para a colação de grau. (Participaram do julgamento as juízas Marga Inge Barth Tessler e Maria de Fátima Freitas Labarrère).

 

 

DESMATAMENTO DE ÁREA INDÍGENA. ITAIPU BINACIONAL. FUNAI. LEGITIMIDADE PARA A CAUSA.

 

Apelação Cível Nº 97.04.50792-5/PR

Relatora: Juíza Luiza Dias Cassales

Sessão do dia 14.10.99

 

Inconformados com a sentença prolatada em ação civil pública que as condenou a promoverem a fiscalização de reserva indígena, apelaram a FUNAI e a ITAIPU BINACIONAL. A Turma, por unanimidade, deu provimento ao recurso da ITAIPU, excluindo-a da lide, por ilegitimidade passiva, tendo em vista que apenas se limitou a autorizar a retirada de madeira morta existente dentro da água do seu reservatório, e não existir previsão legal de qualquer responsabilidade ambiental ou fiscalizatória em reserva indígena, já que sua finalidade é essencialmente o aproveitamento hidroelétrico dos recursos hídricos do Rio Paraná. Por outro lado, o recurso da FUNAI foi julgado improcedente porque, pelo próprio nome da Instituição, cabe a ela proteger os índios, exercendo seu poder de polícia, promovendo projetos de reflorestamento, conforme determina a lei. (Participaram do julgamento as juízas Marga Barth Inge Tessler e Maria de Fátima Freitas Labarrère)

 

 

 SEXTA TURMA

 

PRECATÓRIO. EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 20. DEFINIÇÃO DE “PEQUENO VALOR”.

 

Agravo de Instrumento nº 1999.04.01.066360-1/RS

Relator: Juiz Nylson Paim de Abreu

Sessão do dia 05-10-99

 

Em agravo de instrumento interposto contra decisão que, em sede de execução de sentença, deferiu o pedido de citação da autarquia para imediato pagamento de valores até o limite do art. 128 da Lei nº 8213/91, a 6ª Turma, por maioria, deu provimento ao recurso, ao fundamento de que a Emenda Constitucional nº 20, que acrescentou o § 3º ao artigo 100 da Constituição Federal, não tem o condão de repristinar norma julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, como é o caso das expressões contidas no citado artigo 128. Entenderam que a emenda constitucional em comento remete à legislação infraconstitucional a definição do que seja “pequeno valor” para fins de exclusão do regime de precatório. Portanto, somente após a regulamentação do novo dispositivo constitucional é que poderá ser aplicada tal regra, visto que a referência contida no artigo 128, após a decisão da Suprema Corte, restringe-se à isenção de custas. Vencido o Juiz Luiz Carlos de Castro Lugon, reconhecendo que o artigo 128 teve sua executoriedade suspensa apenas no concernente à dispensa do precatório, sem comprometimento das demais disposições nele contidas. Assim, o preceito a respeito do valor-limite para dispensa do precatório nunca perdeu sua vigência, embora permanecesse em estado latente no que tange à sua eficácia. Acompanhou o Relator o Juiz Élcio Pinheiro de Castro.

Como citar e referenciar este artigo:
TRF4,. Informativo nº 13 do TRF4. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/informativos-de-jurisprudencia/trf4-informativos-de-jurisprudencia/informativo-no-13-do-trf4/ Acesso em: 29 mar. 2024
TRF4

Informativo nº 41 do TRF4

TRF4

Informativo nº 40 do TRF4

TRF4

Informativo nº 39 do TRF4

TRF4

Informativo nº 38 do TRF4

TRF4

Informativo nº 37 do TRF4

TRF4

Informativo nº 36 do TRF4