Tecnologia Jurídica

Escritório de advocacia e soluções Google

Muitas soluções gratuitas ou pouco onerosas do Google são até mais eficientes que aquelas fornecidas por gerenciadores de processos judiciais. Incorporá-las, portanto, pode significar redução de despesas e de tempo para executar tarefas, objetivos de toda gestão para escritório de advocacia. Não é por menos, o domínio da tecnologia pelo gigante americano faz com que os seus produtos supram a maior parte das necessidades básicas dos escritórios de advocacia, especialmente em relação à comunicação e controle.

Para aqueles que ainda não as utilizam, por prudência, é bom se apressar. Recentemente o Google modificou a forma com que apresentava as soluções Google Apps, restringindo o número de usuários para a sua versão mais básica e gratuita (antes até 50 usuários, agora até 10 usuários). De forma concomitante, está disponível para avaliação por um período de 30 dias a versão Google Apps for Business, que possui algumas características adicionais de segurança e compartilhamento.

Apesar de disponibilizar as suas ferramentas indistintamente aos usuários comuns, a recomendação é que o escritório de advocacia adote o Google Apps, um serviço que possibilita o uso dos produtos Google em domínios próprios. Assim, por exemplo, você poderá utilizar a plataforma do Gmail para gerenciar os e-mails da conta em domínio do seu próprio escritório (p.e., advogado@oseuescritoriodeadvocacia.com.br ao invés de advogadoxxx@gmail.com). Em outro aspecto, como já descrito outrora, sistemas de controle financeiro podem ser criados, como um para o controle das solicitações de pagamentos, organizado através do Google Docs. Ainda em perspectiva diversa, haja vista o e-mail ser a aplicação em que, via de regra, o usuário do escritório de advocacia passará a maior parte do seu tempo na internet, o Gtalk poderá ser adotado como meio eletrônico de comunicação imediata, pois integrado à plataforma Gmail.

A assinatura básica do serviço Google Apps traz os seguintes aplicativos passíveis de aplicação direta na organização do escritório de advocacia: Google E-mail (plataforma Gtalk), Google Agenda (plataforma Calendar), Google Contatos, Google Chat (Talk), Google Docs, Google Sites e Google Móvel (Mobile).

Destaque também para o Google Apps Marketplace, um mercado para aplicativos que se integram aos produtos Google, potencializando a gama de serviços a partir da sua conta. Veja como exemplo, o Mailchimp, que facilita o envio de informativos para os seus clientes ou o Manymoon, amplamente utilizado para gerenciar projetos e tarefas entre os colaboradores de um escritório.

Longe de esgotar o tema, este artigo é uma sugestão para aqueles que estão procurando uma boa maneira de gerenciar as atividades básicas do seu escritório de advocacia. À disposição dos leitores, o meu e-mail para eventuais dúvidas: gustavo@investidura.com.br.

* Gustavo Henrique Carvalho Schiefler é sócio-mantenedor do Portal Jurídico Investidura – www.investidura.com.br e da rede social jurídica Social Jus – www.socialjus.com. Acadêmico do 10ª período do curso de graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui formação em programação PHP, presta assessoria nas áreas de Sistemas de Direito e Tecnologia e de Marketing Jurídico na Internet. Membro do núcleo de Direito Administrativo do escritório Menezes Niebuhr Advocacia.

Como citar e referenciar este artigo:
SCHIEFLER, Gustavo Henrique Carvalho. Escritório de advocacia e soluções Google. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/colunas/tecnologia-juridica/escritorio-de-advocacia-e-solucoes-google/ Acesso em: 28 mar. 2024