Resenha – “A acusação”, “O devido processo legal e os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade”, “Cons

Resenha – “A acusação”, “O devido processo legal e os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade”, “Constituição Federal 15 (quinze) anos, mutação e evolução, comentários e perspectivas” e “De Tarzan a Homer Simpson: banalização e violência mascul

Olá, pessoal!

Para a indicação de hoje temos a obra “A acusação” de autoria François Tricaud, tradução de Dunia Marinho Silva, publicada pela Forense Universitária, do Grupo Gen, é uma obra da Filosofia do Direito e, mais propriamente dirigida ao Direito Penal..

O subtítulo é mais ainda revelador “Filosofia do Direito Penal”, a acusação é encarada como uma ofensa à ética que compreende dois domínios: o eistencial e o institucional.

É uma obra que contém 225 (duzentos e vinte e cinco) páginas e dou destaque ao capítulo sétimo denominado “A desonra nas civilizações da honra”.

Outra obra é “O devido processo legal e os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade”, de autoria de Carlos Roberto Siqueira Castro que já se encontra na quinta edição, publicada pela Editora Forense, do Grupo Gen, contendo 436 (quatrocentos e trinta e seis) páginas.

É obra importante para melhor compreendermos a Constituição Federal Brasileira de 1988.

A terceira indicação é uma obra coletiva que foi coordenada por André Ramos Tavares e Olavo V.A. Ferreira e Pedro Lenza, seu título é Constituição Federal 15 (quinze) anos, mutação e evolução, comentários e perspectivas, publicada pela editora Métdo, também do Grupo Gen, contando com 399 (trezentos e noventa e nove ) páginas.

Dou destaque em particular ao capítulo segundo  de autoria da magnífica Flávia Piovesan – “A responsabilidade do Estado na consolidação da cidadania.”

Por derradeiro, como leitura não-jurídica indico o livro de Sócrates Nolasco cujo título é provocador: “De Tarzan a Homer Simpson: banalização e violência masculina nas sociedades de hoje” publicada pela  Editora Rocco.

A propósito do mesmo tema acesse a palestra proferida pelo autor acima indicado no Café Filosófico:  http://www.cpflcultura.com.br/evento/de-tarzan-a-homer-simpson-%E2%80%93-a-masculinidade-hoje-socrates-nolasco-psicanalista-2/

Continuem escrevendo-me, coloco-me à disposição de vocês, e até breve!

Gisele Leite

Capas


Como referenciar este conteúdo

LEITE, Gisele. Resenha – “A acusação”, “O devido processo legal e os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade”, “Constituição Federal 15 (quinze) anos, mutação e evolução, comentários e perspectivas” e “De Tarzan a Homer Simpson: banalização e violência mascul. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 18 Abr. 2012. Disponível em: investidura.com.br/biblioteca-juridica/colunas/resenha-juridica/239840-resenha--a-acusacao-o-devido-processo-legal-e-os-principios-da-razoabilidade-e-da-proporcionalidade-constituicao-federal-15-quinze-anos-mutacao-e-evolucao-comentarios-e-perspectivas-e-de-tarzan-a-homer-simpson-banalizacao-e-violencia-mascul. Acesso em: 01 Dez. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO