Resenha – “Direito Processual Civil Resumido”, “Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB”, “Teoria Geral do P

Resenha – “Direito Processual Civil Resumido”, “Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB”, “Teoria Geral do Processo – Primeiros Estudos” e “Chico Buarque

Olá, pessoal

A resenha dessa semana irá quebrar alguns tabus, principalmente da comunidade acadêmica. A indicação é da obra intitulada “Direito Processual Civil Resumido”, de autoria de Cármine Antônio Savino Filho, da Editora Lumen Juris. O autor é desembargador do TJRJ, mestre em Direito Público, medalhista de outro da FGV e professor universitário. A referida obra recebeu o belo prefácio de Humberto Theodoro Junior.

Infelizmente alguns preconceituosos traçam severas e injustificadas críticas às obras acadêmicas que se autointitulem como “resumidas”.

Sinceramente não compartilho da mesma opinião e, ainda, aponto quão precioso e raro é dom da síntese principalmente em disciplinas de grande importância e abrangência como é o Direito Processual Civil.

Portanto, recomendo a obra principalmente aos estudiosos que precisem ter a visão sistêmica e, assim melhor entender o todo e as partes.

Nossa indicação é na área da Ética da Advocacia e da OAB, lembrando a tempor que a referida disciplina corresponde a vinte e cinco porcento do Exame de Ordem.

A obra é “Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB”, de autoria de Paulo Luiz Netto Lobo (Doutor em Direito, professor de direito e de diversos cursos de graduação e pós-graduação, com várias obras publicadas nos campos do direito civil e do direito do consumidor). Publicada pela Editora Saraiva, contendo 438 páginas.

Aliás, no portal Investidura existe uma boa resenha da obra, vide: http://www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/resenhas/etica/492-resenha-da-obra-comentarios-ao-estatuto-da-advocacia-e-da-oab-lobo

A terceira indicação bibliográfica remete-se mais aos neófitos, aos que irão promover os primeiros estudos.

Trata-se da obra “Teoria Geral do Processo – Primeiros Estudos”, de autoria de Rosemiro Pereira Leal e já se encontra  em sua décima edição atualizada. Conta com 293 páginas e fora publicada pela Editora Forense do Grupo Gen.

O autor é doutor em Direito pela UFMG, professor universitário da UFMG e PUC/MG e advogado e consultor.

Um dos pontos mais relevantes da obra é sua especial ênfase a Teoria Neoinstitucionalista do processo, provendo assim uma melhor compreensão do processo contemporâneo.

Como obra não-jurídica e de leitura diletante, sugiro “Chico Buarque: Para seguir minha jornada”, de autoria de Regina Zappa, publicada pela Editora Agir, contendo  608 páginas. Uma obra de cunho biográfico mas que conta muito da história cultural de nosso país.

Bem, pessoal por enquanto é só… e desejando contato basta escrever-me para [email protected]


Como referenciar este conteúdo

LEITE, Gisele. Resenha – “Direito Processual Civil Resumido”, “Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB”, “Teoria Geral do Processo – Primeiros Estudos” e “Chico Buarque . Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 13 Mar. 2012. Disponível em: investidura.com.br/biblioteca-juridica/colunas/resenha-juridica/230341-resenha--direito-processual-civil-resumido-comentarios-ao-estatuto-da-advocacia-e-da-oab-teoria-geral-do-processo--primeiros-estudos-e-chico-buarque-. Acesso em: 01 Dez. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO