Processo Civil

Escritórios jurídicos e as mudanças no Código de Processo Civil

* Olívia Machado

Após cinco anos de tramitação no Congresso, o texto do novo Código de Processo Civil (CPC) finalmente foi para sanção presidencial. São mais de 1000 artigos que devem simplificar e agilizar os processos judiciais na esfera civil. O texto entrará em vigor um ano após da assinatura presidencial.

Os escritórios e empresas que não se prepararam para as mudanças que estão por vir devem começar a se mexer desde já. O primeiro passo é saber quais pontos do novo CPC afetam o seu trabalho e de que forma. Em seguida, é preciso preparar os profissionais destas áreas para que possam conduzir da maneira mais adequada possível os novos desafios que irão surgir.  É imperativo buscar com cursos, palestras, seminários, congressos, artigos e toda a gama de recursos que a internet pode oferecer para ampliar este conhecimento.

Se não for possível treinar todos os colaboradores, é fundamental é ter ao menos algum operador do direito que seja o ponto focal deste assunto. Ele será o responsável por disseminar este conhecimento internamente, através de treinamentos para os seus pares. Também será ele a escrever boletins informativos ou similares para os clientes, assim como ministrar palestras e participar de eventos representando a empresa.

O novo CPC traz uma mudança profunda na forma que as ações serão conduzidas. Por isso, toda essa preparação é indispensável. O desconhecimento de todos os impactos que ela trará para as empresas, escritórios e seus clientes pode ser fatal. Para minimizar estes efeitos e superá-los o importante é buscar, cada vez mais, conhecer e manter-se em contato com toda a evolução que envolve o tema.

Organização, planejamento estratégico e ação são pontos fundamentais em qualquer escritório ou empresa. Por isso, é importante se preparar desde já para as mudanças que estão por vir.

* Olívia Machado é coach pessoal e profissional, palestrante da Thelema Coaching para Advogados. Mestre em Direito Internacional, publicou em 2008 o livro “Homologação de Sentença Estrangeira”.  www.telhemacoaching.com.br.

Como citar e referenciar este artigo:
MACHADO, Olívia. Escritórios jurídicos e as mudanças no Código de Processo Civil. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2015. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/processo-civil/escritorios-juridicos-e-as-mudancas-no-codigo-de-processo-civil/ Acesso em: 28 mar. 2024