A gestão jurídica de processos | Portal Jurídico Investidura - Direito

A gestão jurídica de processos

 

Com o aumento do nível intelectual da população, a demanda processual também aumenta e para isso, não somente escritórios de advocacia devem estar bem preparados para gerir o aumento do volume das causas, como também o Poder Judiciário.

 

O advogado não deve ser visto com “salvador da pátria” e sim como um prestador de serviços, mesmo porque não é ele que decide.

 

Os escritórios de advocacia estão se tornando médias e grandes empresas. Existem no Brasil escritórios de advocacia com mais de 1000 colaboradores. Recentemente três escritórios fora do Brasil abriram seu capital na bolsa de valores. Vemos que a atividade jurídica no Brasil precisa ser revista, é hora de se dar um tom empresarial a mesma, sob pena de ficarmos para trás de outros países.

 

Para o escritório estar bem organizado é necessário não somente a presença de advogados com conhecimento jurídico, mais também ter um bom sistema de software, conhecimento de economia, marketing, administração, etc. Tudo isso é necessário para que o cliente saia ganhando, já que terá um escritório bem organizado para gerir melhor às causas de seus clientes.

 

Surge uma nova atividade na advocacia, o gestor de departamento jurídico, ou seja, aquela pessoa que não precisa agir no contencioso, seu trabalho consiste em organizar o escritório para que este atenda bem seus clientes e, sobretudo, que os processos sejam bem gerenciados.

 

A gestão jurídica de processos também é importante dentro do Poder Judiciário, pois, nossos juízes geralmente são pessoas bem preparadas, mas chega a um ponto que é impossível conhecer todas as leis e gerenciar todo o andamento processual. O andamento processual lento na maioria das vezes não se dá por culpa do juiz e sim pela má administração processual.

 

Para que exista uma melhora no gerenciamento processual o uso da internet é indispensável. Estamos entrando na era do processo digital ou telemático. Os documentos passam a ser digitalizados, as petições passam ser eletrônicas. Os documentos em breve poderão ser arquivados eletronicamente em um site.

 

Em breve pensamos que o cliente contratará o advogado de qualquer lugar, a petição será encaminhada de qualquer lugar e o juiz julgará de qualquer lugar. Assim o processo será gerenciado de qualquer lugar.

 

 

Robson Zanetti é Advogado. Doctorat Droit Privé pela Université de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Corso Singolo em Diritto Processuale Civile e Diritto Fallimentare pela Università degli Studi di Milano. Autor de mais de 150 artigos , das obras Manual da Sociedade Limitada: Prefácio da Ministra do Superior Tribunal de Justiça Fátima Nancy Andrighi ; A prevenção de Dificuldades e Recuperação de Empresas e Assédio Moral no Trabalho (E-book). É também juiz arbitral e palestrante. [email protected]


Como referenciar este conteúdo

, Robson Zanetti. A gestão jurídica de processos. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 08 Ago. 2010. Disponível em: investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/direitoetecnologia/167082-a-gestao-juridica-de-processos. Acesso em: 12 Jul. 2020

 

Receba nossos e-mails e infoprodutos jurídicos

 

 

ENVIE SEU ARTIGO