Conhecimento

Os Vários elos da Cadeia Pedagógica

 

As regras de conduta não existem desde sempre. Houve época em que o primitivismo era tão grande que se vivia a verdadeira “lei da selva”, ou seja, vigorava a vontade dos mais fortes.

 

Com a evolução dos vários grupamentos humanos foram sendo estabelecidas regras visando o bem-estar coletivo, sendo cerceadas as atitudes contrárias à boa convivência.

 

Primeiro estabeleceu-se o regime da “vingança privada”, ou seja, a própria vítima ou pessoas do seu grupo podiam adotar atitudes de revanche frente ao agressor. Com isso geravam-se sucessivas agressões de parte a parte, até que não restasse mais ninguém para se vingar do outro grupo. Foi o estágio mais primitivo do Direito. Em determinados grupos humanos extremamente primitivos ainda vigora esse sistema.

 

Bastante tempo depois, gradativamente, passou-se ao estágio da “vingança pública”, ou seja, pessoas encarregadas de julgar aplicavam penas (geralmente cruéis) àqueles que agiam contrariamente às normas de boa convivência. Procurava-se simplesmente castigar os infratores e amedrontá-los para que não voltassem mais a delinqüir.

 

Muito mais tarde, passou-se à fase da “justiça humanista”, ou seja, profissionais do Judiciário passaram a julgar os infratores visando não só a punição dos mesmos mas também sua recuperação moral. Estamos vivendo presentemente essa fase. Tem-se procurado, cada vez mais, verificar, em cada caso concreto, qual a penalidade mais adequada não só para cada infrator sentir os efeitos negativos da sua conduta anti-social como também encaminhá-lo para a recuperação moral.

 

Todavia, o trabalho da Justiça é o último elo da vasta cadeia pedagógica. O primeiro e mais importante elo é o Lar. Depois, vêm a Religião, a Ciência em geral (Psicologia, Filosofia, Sociologia etc.), a Escola, os Esportes, a Mídia etc.

 

Quando algum infrator chega à barra dos Tribunais é porque os demais elos da cadeia pedagógica não conseguiram encaminhá-lo para as condutas saudáveis. Nessa fase fica mais difícil reaprumar aquela árvore humana que cresceu fora do prumo.

 

A Justiça necessita dos outros segmentos pedagógicos para realizar a obra de encaminhar os cidadãos para a correção de conduta na vida em sociedade.

 

O instituto da Família (o Lar) deve ser sempre valorizado para que as crianças cresçam amadas e orientadas pelos pais.

 

A Religião tem tentado encaminhar as pessoas para uma vivência de acordo com a regra do “não fazer aos outros o que não queremos que nos façam”.

 

A Psicologia vem evoluindo no sentido de analisar as causas dos desajustes íntimos, procurando solucioná-los. A Filosofia procura as explicações racionais para as realidades circundantes até chegar à causa primeira, que é Deus. A Sociologia visa integrar os povos para alcançar a fraternidade universal.

 

A Escola informa sobre os vários ramos do Conhecimento e as regras éticas para vivermos civilizadamente.

 

Os Esportes pretendem incrementar a socialização, desviando as criaturas da competição violenta ou desleal para a disputa sadia e leal.

 

A Mídia divulga a Cultura e as conquistas da Civilização.

 

Se é verdade que nem todos os elos primam pela perfeição, havendo muitas falhas, elas devem ser debitadas aos maus representantes desses segmentos, que, esquecidos da sua nobre missão, visam somente seus interesses egoísticos.

 

É preciso que todos trabalhemos para alcançar os melhores resultados educativos, evitando que muitas pessoas, por falta de orientação desde os primeiros anos de vida, terminem seus dias da forma mais lastimável possível, nos presídios, hospitais para drogados, manicômios etc.

 

 

* Luiz Guilherme Marques, Juiz de Direito da 2ª Vara Cível de Juiz de Fora (MG).

Como citar e referenciar este artigo:
MARQUES, Luiz Guilherme. Os Vários elos da Cadeia Pedagógica. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/conhecimento-artigos/os-varios-elos-da-cadeia-pedagogica/ Acesso em: 28 mar. 2024