Conhecimento

Como estudar online: O guia absolutamente completo

Poucas pessoas sabem, mas existem técnicas cada vez mais avançadas para que você possa manter uma rotina de estudos muito otimizada. Para isso, existe inclusive uma maneira de saber como estudar online e um guia completo para isso.

Para saber como estudar online, é preciso força de vontade e também dedicação. Milhares de pessoas já conseguiram resultados incríveis usando esta simples técnica para manter um foco maior. Entretanto, boa parte dos concurseiros acaba se perdendo no meio do caminho.

Com a grande quantidade de informações que temos na internet, fica difícil saber como reagir a tantas matérias e conteúdos a serem estudados. Para que este problema fosse resolvido, resolvemos criar o guia completo de como estudar online e garantir o sucesso com mais facilidade.

Para que você aprenda o passo a passo, continue a sua leitura e veja o quanto você poderá transformar a maneira como estuda em seu dia a dia. Comece dando o primeiro passo e verá os resultados durante as suas provas do concurso público desejado.

Como estudar online: Aprenda a passar em concursos públicos

Para manter uma rotina otimizada e aprender a como estudar online, resolvemos entrar em contato com os grandes nomes que já conseguiram entrar para grandes cargos do governo. Eles deram dicas extraordinárias que ó você terá acesso durante a leitura. Acompanhe e mude sua vida:

Separe o edital

Se você deseja realmente passar em uma prova de concurso público, é essencial que leia o seu edital detalhadamente. Não deixe que nenhuma informação passe despercebida por você. Veja quais são os pontos mais importantes que você deverá se dedicar em sua rotina de estudos.

Se você é uma pessoa que tem grande facilidade em aprendizados na matéria de português, comece fazendo uma revisão das coisas que você já sabe e anote no edital todos os conhecimentos que você já possui. Assim, será mais fácil de montar uma rotina de estudos.

Se por outro lado, você tem mais facilidade com os conteúdos de matemática ou até mesmo de conhecimento específico, vá anotando tudo aquilo o que já conhece para que depois você apenas relembre antes da prova.

Assim, você conseguira saber como estudar online com muito mais facilidade em seu dia a dia.

Se dedique a uma prova de cada vez

Outro ponto muito importante que você precisa saber é que se faz necessário a dedicação a uma prova de cada vez em sua vida. Quanto mais conteúdo você acumular para estudar, mais difícil será de conseguir atingir o seu objetivo com sucesso.

Assim, entre todos os editais que foram lançados, veja qual deles mais agrada você. Não tem nenhum problema prestar duas provas próximas uma da outra, porém, é preciso que você domine o conteúdo de pelo menos uma delas.

Depois que você escolheu o concurso que mais tem a ver com você, comece a se preparar para esta prova. Com isso, faça uma planilha e anote cada uma das matérias que irão cair no dia da prova.

Acompanhe o próximo tópico e saiba como é a maneira certa de você separar as matérias para estudar na internet.

Separe as matérias por conteúdo

Faça uma planilha em seu computador. Em pequenas colunas, vá colocando as matérias que cairão na prova. Depois de colocar as matérias uma ao lado da outra, é hora de começar a preencher os conteúdos de cada matéria embaixo do nome.

Por exemplo: Se você colocou português, matemática e conhecimentos específicos, em baixo de cada um deles vá colocando os conteúdos que irão cair no concurso público.

Depois de ter organizado de maneira simples, é hora de fazer a sua programação de estudos. Os conteúdos mais difíceis você poderá grifar de vermelho e as coisas que você já possui um conhecimento prévio você poderá grifar de azul.

Assim, veja quanto tempo poderá estudar por dia e separe os conteúdos por data. Com isso, será muito mais simples de você conseguir atingir o seu objetivo final que é passar no concurso público. 

Escolha sites confiáveis para acessar

Agora que você já sabe exatamente como manter o conteúdo do seu concurso organizado, é hora de finalmente entender como estudar pela internet.

O primeiro passo é acessar aos sites de conhecimento acerca das matérias que você precisará estudar. Escolha sites confiáveis e com um conhecimento mais fácil de ser assimilado. Com isso, você conseguirá os resultados com muito mais rapidez.

A internet possui uma grande vantagem na atualidade. Ela está acessível para a maioria das pessoas que desejam aprender alguma coisa a mais. Por isso, use esta ferramenta a seu favor.

Por isso, é preciso uma pequena dose de autoconhecimento. Se você é uma pessoa mais visual e auditiva, vale a pena investir nas vídeo aulas.

Esta ferramenta é muito útil e faz com que você consiga assimilar o conteúdo online com rapidez. Porém, se você é do tipo de pessoa que prefere ler para aprender, basta que você entre em sites confiáveis de conhecimento específico e inicie a sua leitura.

Se por outro lado, você gosta de aprender os conteúdos na prática, é só você pegar uma lista de exercícios resolvidos e começar a assimilar o conteúdo que irá cair na prova.

A internet tem espaço para todos, portanto, não há desculpas para quem deseja passar em um concurso. Para saber como estudar pela internet basta que você se conheça e escolha a melhor opção para você…

Após cada matéria aprendida, faça o simulado

Para saber como estudar pela internet, perguntamos para muitas pessoas que já passaram por esse processo como elas conseguiram passar em um concurso público.

A maioria das pessoas diz que o mais importante é poder praticar aquilo o que foi aprendido. Por isso, é muito importante que após aprender determinada matéria você possa fazer um simulado online para testar os seus maiores conhecimentos do assunto.

Os simulados online estão cada vez mais elaborados e possuem perguntas que caíram em provas anteriores de concursos e de vestibulares. Com isso, será muito mais simples de você assimilar o conteúdo e poderá aprender coisas novas em sua rotina de estudos.

Uma das mulheres que passou em um concurso muito difícil conta que fez mais de 100 simulados durante o seu processo de estudos. Isso fez com que ela conseguisse entender a dinâmica das provas e chegar ao dia do teste muito mais preparada e com a autoconfiança suficiente.

De nada adianta estudar se você for uma pessoa que não pratica aquilo o que aprendeu. Sempre que terminar um conteúdo específico, separe pelo menos uma hora para resolver os testes dos simulados online.

Não se deixe levar pelas redes sociais

Um dos grandes problemas de quem decide estudar pela internet é justamente a falta de foco. Por isso, é muito comum que as pessoas deixem de estudar para dar uma olhadinha no facebook e ver as noticias de seus amigos na time line.

Este é um dos erros mais comuns que pode ser cometido por quem se dedica a uma prova de concurso. A cada visita nas redes sociais que você faz, pelo menos 10 minutos do seu tempo de estudo é tomado. Imagine este tempo multiplicado por meses de estudo…

Além disso, quando você dispersa do assunto que estava estudando, passa a demorar muito mais para se concentrar novamente naquilo que estava aprendendo. Por isso, as redes sociais podem tirar o seu foco e atenção durante o dia a dia de estudos.

Boa parte de quem já passou em concursos e aprendeu a como estudar pela internet decidiu passar um tempo longe das redes sociais. Ou apagou as páginas de amizade online ou até mesmo as bloqueou durante um tempo. Isso fez com que o foco fosse muito maior.

Mantenha uma rotina correta de estudos

Finalmente chegamos ao último passo que você deve dar para aprender a como estudar pela internet.

Lembre-se de que é essencial manter uma rotina correta de estudos. De nada adianta querer passar em um concurso público se você não se dedica boa parte do tempo a aprender os conteúdos que irão cair na prova.

O foco é a principal ferramenta para aqueles que desejam ter uma mudança de vida significativa. Por isso, comece logo a ter boa parte do seu dia de estudos e veja o quanto você irá aprender.

Pense que se neste exato momento você não está estudando, existem milhares de outras pessoas que também estão interessadas na sua vaga e que estão se dedicando a aprender.        

Agora que você já aprendeu como você pode aumentar os seus aprendizados pela internet, comece já a praticar tudo aquilo o que aprendeu. Escolha os melhores sites para que possa separar o sue material de estudo e não deixe de praticar muito com os famosos simulados online.

Fonte: Pensar Concursos

Como citar e referenciar este artigo:
CONCURSOS, Pensar. Como estudar online: O guia absolutamente completo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2017. Disponível em: https://investidura.com.br/artigos/conhecimento-artigos/como-estudar-online-o-guia-absolutamente-completo/ Acesso em: 29 mar. 2024