Últimas Notícias

Adão Villaverde destaca a importância da gestão pública sustentável




O Grande Expediente da sessão plenária da tarde desta quarta-feira (29) foi ocupado pelo  deputado Adão Villaverde (PT), que falou sobre “Gestão Pública – inovação e desenvolvimento sustentável”. O parlamentar discorreu sobre a necessidade de um modelo de gestão com sustentabilidade, que ganha maior dimensão e alcance devido ao bom momento e pelas enormes oportunidades que estão colocadas para o Brasil e Rio Grande do Sul.

 

Conforme o deputado, mais da metade da população mundial habita as cidades e, em meados do século XXI, quase 75% dela ocupará os grandes centros urbanos. Atualmente, no Brasil, a população urbana já chegou a 85%, o que indica que a medida que o crescimento populacional evolui, aumentam as dificuldades de manter o equilíbrio territorial, urbano, social e ambiental, explicou Villaverde. Em seu discurso, ele citou o livro “A Grande Ruptura”, do economista Paul Gilding, que sugere que os valores de progresso devam ser reconsiderados.


Desenvolvimento sustentável
“A definição clássica de desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz necessidades de gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades”, afirmou o proponente.

 

O deputado enfatizou que é preciso redescobrir uma verdadeira consciência para um padrão de desenvolvimento de novo tipo, dar um ressignificado ao padrão de crescimento do qual é almejado, ou do contrário, os limites físicos do planeta se excederão.

 

Villaverde falou que é tempo de recuperar e atualizar a noção para esta e também para as futuras gerações, sobre por onde devem caminhar para que possam fazer prosperar uma visão contemporânea de desenvolvimento da humanidade. O deputado realizou um registro, afirmando que os anais da Assembleia Legislativa já contêm reflexões sobre o tema, produzidas em outros momentos, inclusive durante os Grandes Debates, realizados no primeiro ano da 53ª Legislatura, no âmbito do programa Destinos e Ações para o RS, no período em que foi presidente do Legislativo gaúcho.

 

Gestão com sustentabilidade
O deputado ressaltou que a gestão com sustentabilidade abre novas vias e linhas para a administração pública. “Nosso país cresce, se desenvolve, gera emprego e renda, inclui socialmente, recupera as funções públicas de Estado e se insere nas relações mundiais de forma autônoma e soberana, constituindo-se uma Nação respeitadíssima e atrativa na esfera global para investimentos”, relatou Villaverde.

 

Um dos grandes desafios da modernidade, conforme destacou, é a criação de empregos com base na economia solidária e do conhecimento. Defendeu que, para isso, é necessário avançar numa abordagem mais efetiva e integrada das políticas nacionais, regionais e locais, sendo imprescindivel o diálogo, relações, consistência, experiência, competência, parcerias e operacionalidade.


“O papel da gestão da inovação, do desenvolvimento sustentável e da inclusão social deve ser impresso desde agora na administração pública, pois ela afirma e reafirma que o momento presente é crucial para irmos consolidando uma visão e uma compreensão aberta e renovadora das funções públicas de Estado e de desenvolvimento sustentável futuro de nossa sociedade”, finalizou o parlamentar.

 

Participações

Manifestaram-se em apartes os deputados Márcio Biolchi (PMDB), Marisa Formolo (PT), Zilá Breitenbach (PSDB), Miki Breier (PSB) e Alceu Barbosa (PDT). Também estiveram presentes o secretário de Estado de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã em exercício, Davi Shmidt; o subprocurador-geral de Justiça do Estado, Marcelo Lemos Dornelles; o defensor público do Estado, Felipe Kirchner; e o representante da Associação Gaúcha Municipalista (AGM), Glei Menezes.

Fonte: AL/RS

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Adão Villaverde destaca a importância da gestão pública sustentável. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/ultimas-noticias/adao-villaverde-destaca-a-importancia-da-gestao-publica-sustentavel/ Acesso em: 20 mai. 2024