O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Luiz Alberto Gurgel, abriu, na tarde de hoje (28), a palestra do preparador físico e mental Nuno Cobra. O evento, que ocorreu no Pleno do edifício-sede da instituição, foi uma forma de presentear os servidores pelo Dia do Servidor Público, comemorado hoje. O magistrado destacou a importância da data, salientando a seriedade do trabalho de quem submete-se aos concursos públicos para adquirir estabilidade. Além disso, o presidente falou um pouco sobre a atuação do TRF5 na atual gestão. “Ano passado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu dez metas melhorar o desempenho da Justiça. Dos 91 tribunais que tentaram cumprir as metas, o TRF5 ficou em segundo lugar”, disse Luiz Alberto, que ainda recordou a semana de homenagens dedicada ao servidor, que teve início na sexta-feira passada (22), com a I Olimpíada da 5ª Região.
Em seguida, Nuno Cobra, pós-graduado em Educação Física; autor do livro A Semente da Vitória, que já chegou a 100ª edição; e preparador físico e mental de esportistas e empresários renomados – a exemplo de Ayrton Sena, Rubens Barrichelo, Emerson Fittipaldi, Abílio Diniz e Roberto Justos – deu início à palestra Integração entre Corpo, Mente, Emoção e Espírito.
“Aqui está a base de uma nação democrática”. Foi assim, falando sobre o papel da Justiça na sociedade, que Nuno Cobra iniciou a sua explanação. Em seguida, destacou os três principais tipos de doença: hereditária, congênita e adquirida. Em tom de ironia, o palestrante explicou que é necessário muito esforço e determinação para adquirir as doenças do terceiro tipo. “Cientificamente, as doenças adquiridas não existem. Ficar doente é uma conquista”, falou. O pronunciamento do treinador causou estranhamento na platéia, mas Nuno Cobra explicou. “Para sofrer com um enfarto, derrame, hipertensão, diabetes ou qualquer uma das mais de 5 mil doenças catalogadas pela medicina são necessários vários anos de noites mal dormidas, má alimentação, tensão, pensamentos negativos e uma série de práticas que não condizem com uma vida saudável”.
Durante a palestra, Nuno Cobra destacou que a saúde é o encantamento da vida, a alegria, a disposição e a vitalidade presentes no cotidiano das pessoas. Quem ouvia atentamente as sábias palavras daquele que dedica, há mais de 55 anos, a vida à aumentar a qualidade de vida de celebridades, foi contemplado com algumas dicas do mestre. Para ele, o corpo se revitaliza durante o sono. Por isso, é preciso que todos durmam, no mínimo, 12 horas para que tenham produtividade e a criatividade flua. Destacou, ainda, a importância de uma alimentação adequada, da prática de exercícios, da respiração correta e do treinamento mental. “A vida é muito curta, ela não deve ser levada tão a sério, não devemos insistir quando chegamos aos nossos limites”, sugeriu Cobra, que vê o trabalho como um momento mágico, um meio para conquistar o principal objetivo de todos: a felicidade. O caminho mais garantido para chegar à ela? Segundo o treinador, a saúde. Para encerrar, recomendou evitar pensamentos improdutivos.
Ao final da palestra, algumas pessoas da platéia tiraram dúvidas e foram realizados sorteios de diárias em pousadas e livros de Nuno Cobra.
Fonte: TRF5
