STF

Ministério Público do Trabalho não tem legitimidade para atuar em processo de reclamação no STF

Ministério Público do Trabalho não tem legitimidade para atuar em processo de reclamação no STF

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou (não conheceu) na sessão de hoje (9), por maioria de votos, o agravo regimental na Reclamação (RCL) 5873, apresentado pelo Ministério Público do Trabalho contra o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) do Espírito Santo. Ao votar pelo não conhecimento do recurso, o ministro Celso de Mello reafirmou que o Ministério Público do Trabalho não tem legitimidade para atuar perante o Supremo Tribunal Federal.

Segundo o relator, a representação institucional do Ministério Público da União, nas causas instauradas na Suprema Corte, inclusive em tema de reclamação, inclui-se na esfera de atribuição do procurador-geral da República, que é, por definição constitucional (artigo 128, parágrafo 1º) o chefe do MP da União e em cujo âmbito está estruturado o Ministério Público do Trabalho. O ministro Marco Aurélio Mello tem entendimento diverso, na medida em que reconhece a legitimidade do Ministério Público do Trabalho para atuar nesses casos.

VP/LF

* Acompanhe também o dia a dia do STF na página oficial no Twitter (twitter.com/stf_oficial)

Fonte: STF

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ministério Público do Trabalho não tem legitimidade para atuar em processo de reclamação no STF. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/stf-noticias/ministerio-publico-do-trabalho-nao-tem-legitimidade-para-atuar-em-processo-de-reclamacao-no-stf/ Acesso em: 11 dez. 2023