Em discurso nesta segunda-feira (8), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) elogiou a presidente Dilma Rousseff pela edição do programa Brasil Sem Miséria, o qual tem objetivo de tirar da extrema pobreza os 16 milhões de brasileiros que sobrevivem com menos de R$ 70 por mês.
Segundo disse o senador, o plano será especialmente bem vindo na região Nordeste, que tem 59% do total de miseráveis no país. E destes, 40% tem até 14 anos de idade, acrescentou.
O programa, voltado para a região Nordeste e os jovens, não se limitará apenas a um caráter assistencialista, pois, segundo afirmou o parlamentar, além de garantir acesso a serviços básicos como água, luz, educação, segurança e moradia, vai desenvolver ações voltadas ao empreendedorismo, criando novas oportunidades no mercado local.
– Não estamos dando o peixe, mas ensinando o povo a pescar, para que possa ter um padrão mínimo de renda, para produzir e viver com mais dignidade – afirmou.
Nesta primeira fase, explicou, serão desenvolvidas ações estratégicas para a saúde e para a agricultura familiar. Devem ser beneficiadas 750 mil famílias com a construção de cisternas e barragens, além da contratação de técnicos rurais para auxiliar a produção agrícola de até 250 mil famílias. Até o fim de 2012, pelo menos 115 mil famílias também serão atendidas com a distribuição de sementes. Pretende-se ainda construir mais de 630 unidades básicas de saúde (UBS) em 446 municípios nordestinos, com previsão de realização de mais de sete milhões de consultas, e até a distribuição de três milhões de óculos a estudantes, afirmou Vital do Rêgo.
O parlamentar ressaltou que seu estado, a Paraíba, é um dos que mais precisa dos incentivos, pois é o 10º da federação em piores condições, e 16,3% de sua população estão abaixo da linha de pobreza, quando a média nacional é de 8,5%.
– Para nós nordestinos, que sempre fomos vítimas da seca, da pobreza e da miséria, nada mais imprescindível que o projeto Brasil Sem Miséria. A presidente Dilma tem o meu irrestrito apoio – declarou.
Fonte: Senado