Senado

Václav Klaus, presidente da República Tcheca, visita o Senado

[Foto: Václav Klaus, presidente da República Tcheca, visita o Senado]

O presidente da República Tcheca, Václav Klaus, visitou o Senado Federal na tarde desta terça-feira (24), tendo sido recebido no Salão Nobre pelo presidente José Sarney e pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Gerson Camata (PMDB-ES) e Marcelo Crivella (PRB-RJ).

José Sarney saudou o visitante e afirmou que os brasileiros têm grande uma admiração pela “rica história” da República Tcheca, marcada por grandes heroísmos e pela luta pela liberdade. Ele destacou o avanço nas relações bilaterais entre aquele país e o Brasil nos últimos anos e ressaltou as recentes visitas de dignatários tchecos ao Brasil, lembrando a vinda do ex-presidente e escritor Václav Havel e do próprio Václav Klaus, quando este ainda era primeiro-ministro do país.

Marcelo Crivella lembrou que seu estado homenageou a cidade de Lídice, na República Tcheca – destruída pelos nazistas depois que um oficial alemão foi morto após a invasão daquele país pelas tropas alemãs, na 2ª Grande Guerra -, dando este nome a um distrito de Rio Claro (RJ), em 1944. O senador afirmou que foi uma forma pela qual o Brasil manifestou sua oposição ao ódio nazista. José Sarney completou dizendo que essa homenagem “representa bem os laços de amizades existentes entre os dois países”.

Gerson Camata lembrou que conheceu a boa qualidade e a durabilidade dos produtos tchecos há mais de 50 anos, por meio das motocicletas Java e dos carros Tatra. O presidente tcheco lamentou que essas motocicletas não sejam mais fabricadas.

Já Eduardo Suplicy lembrou a importância de um descendente de tchecos, o presidente Juscelino Kubitschek, para o desenvolvimento do Brasil e indagou como aquele país consegue compatibilizar o desenvolvimento econômico com o grande desenvolvimento social. Václav Klaus afirmou que a República Tcheca, após deixar o regime comunista, criou rapidamente todas as instituições democráticas necessárias.

O presidente da República Tcheca agradeceu a recepção, dizendo-se feliz por seu país ser bastante conhecido no Brasil. Afirmou que os dois países podem ter uma grande e crescente cooperação em áreas como a construção de aviões e que seu país tem grande conhecimento na construção de centrais elétricas e fábricas de cimento e cerveja. Ele convidou os senadores a irem à República Tcheca tomar uma cerveja, cuja qualidade é mundialmente conhecida.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Václav Klaus, presidente da República Tcheca, visita o Senado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/vaclav-klaus-presidente-da-republica-tcheca-visita-o-senado/ Acesso em: 25 fev. 2024