Senado

Tuma pede investigação da Polícia Federal sobre apagão

Na qualidade de Corregedor do Senador, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) enviou correspondência oficial ao ministro da Justiça, Tarso Genro, solicitando que ele determine ao Departamento de Polícia Federal fazer uma investigação sobre as causas reais do “apagão elétrico”, ocorrido entre a noite de terça-feira (10) e a madrugada de quarta-feira (11), que atingiu 18 estados brasileiros.

Tuma lembrou que o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) afirma que o desligamento ocorreu no sistema de transmissão entre Paraná e São Paulo, provocando um efeito cascata nos sistema de subtransmissão de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e atingindo outros 15 estados e o Distrito Federal.

Segundo o senador,, a investigação da PF por meio de seus órgãos e profissionais especializados, especialmente o Instituto de Criminalística, poderá investigar as específicas causas do “apagão elétrico”, inclusive através da realização de perícia local e identificação dos eventuais responsáveis, se houverem, explicou.

Tuma destacou, ainda, que o Senado, como integrante do Congresso Nacional, tem como função primordial fiscalizar os atos do Poder Executivo, conforme determinação do inciso X, do artigo 49, da Constituição Federal de 1988.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Tuma pede investigação da Polícia Federal sobre apagão. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/tuma-pede-investigacao-da-policia-federal-sobre-apagao/ Acesso em: 07 jul. 2025