Senado

Seminário discute relações de gênero nas escolas

[Foto:]

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) inicia nesta quarta-feira (21) o seminário Diversidade nas Escolas: Preconceito e Inclusão. O primeiro painel, que terá início às 10h, abordará o tema “Orientação sexual e relações de gênero”. A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), vice-presidente da CE, será a moderadora do painel.

Entre os palestrantes está Rosiléa Rold Wille, coordenadora-geral de Direitos Humanos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do Ministério da Educação.

Também participam do debate o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis; o coordenador do Programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para HIV/AIDS, Pedro Chequer; a diretora da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Maria Elisabete Pereira; a coordenadora de Pesquisa da Rede de Formação Tecnológica Latino Americana, Miriam Abramovay e o diretor da Pathfinder do Brasil, Carlos Laudari.

O requerimento para realização do seminário é de autoria dos senadores Paulo Paim (PT-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF), Flávio Arns (PSDB-PR), Ideli Salvatti (PT-SC) e Fátima Cleide (PT-RO). Para justificar a realização do evento, os senadores argumentam, com base em informações de especialistas que as escolas têm papel fundamental na educação sexual dos jovens.

Conforme observam, o ambiente escolar oferece a crianças e adolescentes uma oportunidade de conversar sobre sexo, tendo em vista que o assunto ainda é tabu em muitos lares. Gravidez, aborto, masturbação e homossexualidade são os temas mais abordados na orientação escolar.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Seminário discute relações de gênero nas escolas. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/seminario-discute-relacoes-de-genero-nas-escolas/ Acesso em: 18 jun. 2024